A empresa SpaceX de Elon Musk conseguiu realizar neste domingo (13) uma manobra espetacular: alcançar o primeiro módulo de seu megafoguete Starship usando enormes braços mecânicos, em um novo voo de teste, uma novidade que pode representar um passo decisivo para a reutilização desse dispositivo peso pesado.
O feito foi comemorado pela empresa em sua conta X, após um vôo de cerca de nove minutos, em que o maior e mais potente foguete do mundo volta em segurança para a sua torre de lançamento.
A decolagem deste 5º voo de teste da Starship ocorreu às 7h25, horário local (9h25 em Brasília), da base espacial Starbase da empresa, no extremo sul do Texas, nos Estados Unidos.
O foguete é composto pelo primeiro estágio Super Heavy e, acima dele, pela Starship, que por extensão dá nome a todo o lançador.
Só o Super Heavy tem cerca de 70 metros de altura (o foguete completo tem 120 metros).
Ao final de seu desenvolvimento, os dois estágios do foguete devem ser recuperados e reaproveitados após cada voo. O objetivo é poder lançar mais veículos com mais rapidez e a um custo muito menor.
A empresa do bilionário Elon Musk pretende usar a Starship para colonizar Marte. O desenvolvimento da nave espacial também está sendo monitorado de perto pela NASA, que conta com ela para levar seus astronautas de volta à superfície da Lua.
Com informações da Reuters