A Equatorial Piauí Distribuidora de Energia S.A realizou, nesta quarta-feira (25), a solenidade de Premiação da Ação de Busca Ativa da Tarifa Social de Energia Elétrica à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), reforçando uma parceria que beneficia as famílias inseridas no Cadastro Único, assegurando o fornecimento de energia e dignidade à população com um custo menor.
Anualmente, o Termo de Cooperação para atualizar e cadastrar famílias carentes para obtenção de desconto na tarifa social de energia é assinado, visando também beneficiar os municípios que mais se destacam no cadastro. Esse programa é uma importante iniciativa de inclusão, permitindo que as prefeituras acumulem pontos que podem ser trocados por itens essenciais, como cadeiras, mesas, ar-condicionado e computadores.
Com a recente marca de 603 mil clientes cadastrados na tarifa social, a Equatorial Piauí se posiciona como líder nesse setor. No entanto, ainda existem 208 mil famílias que têm direito ao benefício e não estão recebendo, um desafio que a empresa, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras, busca enfrentar. Muitos desses potenciais beneficiários desconhecem sua elegibilidade ou acreditam em mitos relacionados à titularidade das contas.
Regina Sousa, Secretária da Sasc, pontua que a entrega de prêmios estimula as equipes da secretaria na busca ativa pelas famílias que têm direito ao benefício. “Muitas organizações familiares não sabem que existe essa tarifa social. Se ninguém for até elas, não vão saber. Então nossa tarefa é exatamente fazer essa busca e fazer essas pessoas se reconhecerem enquanto cidadãos e cidadãs de direitos”, finaliza a secretária.
O Piauí se destaca como o estado brasileiro com a maior adesão à tarifa social, um reflexo do esforço conjunto entre a Equatorial, o Governo do Estado e os municípios. A entrega de prêmios não apenas celebra os resultados alcançados, mas também reforça o compromisso contínuo em garantir que mais famílias tenham acesso aos benefícios que lhes são de direito. A expectativa é que, unindo forças, seja possível alcançar um número ainda maior de famílias que necessitam desse suporte vital.
Patrícia Araújo, Consultora de Relacionamento da Equatorial, pontuou que a tarifa social oferece descontos que podem chegar até 65%, impactando positivamente a vida das famílias ao liberar recursos que antes seriam destinados ao pagamento da conta de energia: “Este ano, mais de 170 milhões de reais foram economizados, contribuindo não apenas para a melhoria da qualidade de vida, mas também para o fortalecimento da economia local. Essa quantia, que antes era destinada à conta de energia, agora é reinvestida em despesas essenciais, beneficiando o comércio e a economia do estado como um todo”, finaliza a consultora.