O que muitos já sabiam, agora é oficial. O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), conquistou a certificação da consultoria global Great Place To Work (GPTW) e é considerado um ótimo lugar para trabalhar, de acordo com 87% dos profissionais da unidade, evidenciando o compromisso da instituição com as boas práticas e a satisfação de seus colaboradores, e, consequentemente, serviços em Saúde.
A certificação da GPTW, também conhecida no Brasil como Melhores Empresas Para Trabalhar, é reconhecida internacionalmente por sua metodologia Trust Index, que envolve uma pesquisa anônima e sigilosa, avaliando diversos aspectos da cultura organizacional e levando em consideração a opinião da figura mais importante dentro de uma empresa: o colaborador.
“Este resultado significa que estamos no caminho certo ao cuidar das pessoas, valorizando também o nosso time”, afirma Mikaeli Alves, gerente de Gente e Gestão do HEDA. “É um reflexo do clima positivo e do engajamento dos nossos colaboradores, cujas possibilidades de desenvolvimento profissional e crescimento dentro da empresa, o que inclui treinamentos, promoções e trajetórias de carreira, são fundamentais para o nosso sucesso”, acrescenta.
A pesquisa, conduzida entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro, envolveu 1.018 colaboradores do HEDA, Casa da Gestante, Anexo I – Promédica e Anexo II – Hospital Nossa Senhora de Fátima, e abordou temas como reconhecimento, valorização, participação nas decisões, satisfação com a gestão, saúde mental e segurança.
Esta é a primeira vez que o HEDA alcança a certificação GPTW. O resultado positivo, portanto, sublinha a eficácia das práticas implementadas pelo ISAC, que assumiu a administração da unidade em julho de 2023, priorizando, juntamente com a qualidade nos serviços e o atendimento humanizado, a valorização e o engajamento dos profissionais de saúde.
Valorização e melhorias
A certificação é o resultado da política de humanização implementada pelo ISAC, ressalta Wal França, diretora-geral do HEDA. “Nosso compromisso com a qualidade de vida no trabalho é evidente em iniciativas como, por exemplo, o programa ‘Sinta-se Bem’, que foca na saúde mental e inteligência emocional dos nossos colaboradores. Este é o Jeito ISAC de ser, cuidar e trabalhar, presente em cada ação que realizamos”, destaca Wal França.
Além dos reconhecimentos, o ISAC, em parceria com a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI), está focado na expansão da infraestrutura e melhorias contínuas do HEDA.
O projeto inclui a ampliação da Clínica Cirúrgica, com 42 novos leitos, 20 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 6 salas de cirurgia geral e 3 salas de cirurgia obstétrica. Também estão previstas a construção de salas de ensino, uma biblioteca e um auditório com 105 lugares, reformas que visam aprimorar ainda mais a eficiência e o acolhimento no atendimento hospitalar.
Por todos esses motivos, o Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA, revela que a conquista do selo GPTW é apenas o começo. “Estamos comprometidos com a melhoria contínua dos nossos processos e estrutura, e a certificação é o reconhecimento do nosso esforço. Continuaremos buscando novas formas de aprimorar a experiência dos nossos colaboradores e fortalecer nossa cultura organizacional”, destaca.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 247 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.
Fonte: Ascom