O Ministério Público Eleitoral, através da Promotoria da 30ª Zona Eleitoral de São Pedro do Piauí, emitiu parecer favorável ao deferimento da candidatura de João Uverlanio Nogueira Filho, o Dr. Verlandim, para concorrer ao pleito ao cargo de prefeito de São Gonçalo do Piauí. O parecer foi assinado pelo promotor Cristiano Farias Peixoto, nesta quinta-feira (19).
A candidatura de Dr. Verlandim enfrentava um pedido de impugnação, movido pela coligação “São Gonçalo, Nossa Terra, Nossa Gente”, que alegava inelegibilidade com base no vínculo familiar com o atual prefeito. A coligação sustentava que o candidato mantinha uma união estável com Lia Sthefania Barbosa Ribeiro, familiar do atual prefeito Luis de Sousa Ribeiro Júnior. No entanto, o MP entendeu que não houve provas suficientes para configurar a união estável, elemento central para caracterizar a inelegibilidade.
No parecer, o Ministério Público destacou que, embora tenha sido alegado um relacionamento entre o impugnado e a Sra. Lia Sthefania, as provas apresentadas, como fotografias e depoimentos, não demonstraram uma convivência contínua e duradoura com o intuito de formar uma família, requisitos essenciais para a configuração da união estável.
Com o parecer favorável, a expectativa agora é pelo julgamento do processo pela Justiça Eleitoral, que deve decidir sobre o deferimento da candidatura nas próximas semanas.
Este é um passo importante para Dr. Verlandim e sua campanha, que vem ganhando apoio na cidade de São Gonçalo do Piauí. Caso o deferimento seja confirmado, ele estará apto a concorrer nas eleições municipais de 2024.
Fonte: conectapiaui.com.br