A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita de representantes da Prefeitura de Recife, que vieram ao estado conhecer mais de perto o funcionamento da experiência exitosa do Piauí Saúde Digital. O programa, criado em 2023 pelo Governo do Estado, amplia o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas por meio da telemedicina.
Durante a reunião, o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou o processo de planejamento e implementação do Piauí Saúde Digital, inicialmente, no município de Piripiri e depois expandido para outros 221 municípios que aderiram ao programa. Na oportunidade, o gestor pontuou que, além de garantir o acesso da população, o programa também reduziu o tempo de espera para consultas especializadas.
São 1.169 Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com as salas do Piauí Saúde Digital, com exceção de Parnaíba e Teresina, onde as gestões municipais não aderiram ao programa. Apesar disso, a Sesapi disponibilizou o serviço de telemedicina na capital, com salas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cerest Entre Rios e no Hospital do Mocambinho.
O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, detalhou como a telemedicina tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da atenção primária à saúde no estado. Ele ressaltou que a iniciativa tem agilizado o acesso da população a diagnósticos e tratamentos, além de fortalecer o atendimento especializado de forma integrada com os serviços de saúde locais.
“O uso da telemedicina tem sido um divisor de águas na saúde pública do Piauí. Aceleramos o tempo de resposta em várias especialidades, zeramos filas de espera e estamos proporcionando mais conforto e qualidade no atendimento à população. Ficamos felizes em compartilhar nosso modelo, que também pode ser replicado tanto em nível nacional quanto por outros estados”, destacou o superintendente.
Para o diretor da Unidade de Saúde Digital do Piauí, Gabriel Mauriz, o momento é muito gratificante para a equipe do Piauí. “É uma troca de experiência em que nós, do estado, podemos mostrar como a tecnologia tem transformado a saúde pública do Piauí. É uma oportunidade de divulgar para o país inteiro esse nosso ‘case’ de sucesso no estado”, afirma.
Segundo a secretária adjunta de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do Recife, Pâmela Alves, a equipe ficou feliz de estar no Piauí conhecendo essa experiência de sucesso. “Estamos vendo mais de perto o que está sendo feito aqui no estado. Vamos conhecer, na prática, a iniciativa na cidade de Piripiri”, afirma.
Participaram ainda do encontro, o gerente geral de Saúde Digital de Recife, Gustavo Godoy, e a gerente de Telessaúde de Recife, Tássia Carneiro.
Nesta quinta-feira (19), a comitiva de gestores pernambucanos vai a Piripiri para conhecer a Sala Digital Indígena, a aplicabilidade do Piauí Saúde Digital e os resultados do programa, que tem por objetivo zerar filas de espera por consultas especializadas.