A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) está promovendo um curso intensivo sobre o Módulo de Controle Contábil Patrimonial (Alpa), que será dividido em ciclos e seguirá um cronograma para implementação de todos os órgãos do Estado. A capacitação, que ocorre na Escola Fazendária, é voltada para servidores de várias secretarias e está sendo conduzida pelos especialistas em finanças públicas Rodrigo Dantas e Antônio Leonardo, ambos analistas do Tesouro da Unidade de Controle Contábil (Unicon) da Sefaz-PI.
O treinamento faz parte da implantação do Alpa no Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado (SIAFE/Pl) e tem como objetivo capacitar os usuários das Unidades Gestoras para o uso eficaz desse novo módulo, que irá garantir maior controle e gestão dos bens móveis do Estado.
O coordenador de Normas e Procedimentos Contábeis da Superintendência do Tesouro (SUTESP), Rodrigo Dantas, falou sobre o objetivo e os benefícios do Alpa. “Possibilitará uma gestão mais eficiente dos bens móveis do Estado, incluindo a realização da depreciação mensal desses itens. O objetivo é assegurar maior transparência e controle patrimonial”. Ele acrescenta que, após a implantação do Alpa para os bens móveis, o próximo passo será expandir o módulo para os bens imóveis e o almoxarifado.
A meta da Sefaz-PI é que o Alpa seja adotado em todas as secretarias e órgãos do Estado, promovendo um avanço significativo na gestão patrimonial e no controle financeiro estadual.