O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), foi internado com inflamação no pulmão nesta terça-feira (17). A informação foi confirmada pela Corte. Em 2020, ele foi internado com pneumonite alérgica. Em 2022 também foi ao hospital com um processo alérgico no pulmão. A internação do ministro ocorre após Brasília amanhecer, por dois dias seguidos, encoberta por uma nuvem de fumaça, resultado de um grande incêndio que atingiu o Parque Nacional no domingo (15).
Segundo o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), 52 militares, 20 agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sete viaturas, duas aeronaves e um drone foram mobilizados para o controle das chamas, que ainda continua nesta segunda (16).
A Biblioteca Central da UnB (Universidade de Brasília), suspendeu o funcionamento do local devido à fumaça que atinge a região. Segundo informações publicadas pela universidade nas redes sociais, a fumaça está inclusive dentro do prédio da biblioteca.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne às 16h30 com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado; Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados; e Luís Roberto Barroso, presidente do STF. O encontro terá como principal objetivo discutir estratégias para enfrentar os incêndios florestais que estão afetando várias regiões do Brasil.
Além dos líderes das principais instituições, participarão do encontro o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias.
O objetivo principal da reunião é estabelecer uma política de Estado eficaz para enfrentar os incêndios florestais, de acordo com informações da agenda presidencial.
Brasil lidera ranking mundial de incêndios
Na última sexta-feira (13), o Brasil registrou 3.800 focos de incêndio, liderando o ranking global com 28% de todos os focos de incêndio no mundo. A Amazônia foi a região mais afetada, concentrando 46% das áreas atingidas pelo fogo no país. Os dados são do sistema BDQueimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e foram atualizados sábado (14).