O apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) durante debate na TV Cultura neste domingo (15). A emissora interrompeu o debate e expulsou o tucano.
Datena se aproximou do púlpito de Marçal e bateu nele com uma cadeira. O debate foi para intervalo imediatamente.
A tensão entre os dois começou no segundo bloco, quando Marçal afirmou que Datena assediou uma mulher. Datena deveria questionar Marçal, mas disse que preferiu se reservar “o direito de não perguntar nada para o Pablo Marçal, porque até agora ele subverteu toda perspectiva desses debates”. Ao responder, Marçal chamou o apresentador de “Dapena” e disse que ele deveria pedir perdão às mulheres. “Eu quero saber se você tocou na vagina dela como é que foi essa questão de assédio sexual”.
Datena então disse que foi um tema que gerou “grande problema para a minha família”. “Foi uma acusação e a polícia não viu prova nenhuma, nem o Ministério Público, que arquivou o processo. A pessoa que me acusou se retratou publicamente em cartório, pediu desculpas.”
Em novo confronto entre os dois no quarto bloco, Marçal provocou Datena ao perguntar sobre quando o tucano iria deixar a disputa eleitoral. O apresentador, no entanto, acabou voltando à acusação de assédio. Ele disse que não havia provas do assédio e que o assunto “chegou a provocar a morte da minha sogra por calúnia e difamação, depois de três AVCs”. Em seguida, lembrou que Marçal foi condenado pela Justiça. “Todos nós estamos falando aqui de uma condenação. … Você foi condenado como bandidinho, ladrãozinho de dados de internet”, disse. “Você foi condenado.”
Foi então que o influenciador lembrou de outro debate, quando Datena ameaçou bater em Marçal. “Você não é homem nem pra fazer isso. Você não é homem”, disse Marçal, antes de Datena deixar seu lugar e agredir Marçal com uma cadeira.
Na sequência, a TV Cultura interrompeu a transmissão do debate. No seu lugar, foram transmitidas imagens de programas antigos da emissora. No intervalo, Marçal pediu para se retirar e seguiu para um hospital, segundo a sua assessoria.
A decisão da TV Cultura foi expulsar Datena, conforme previsto nas regras. O debate então continou a ser transmitido ao vivo. O apresentador Leão Serva afirmou que antes da agressão, Datena havia cometido outras falhas graves, ao usar duas palavras de baixo calão antes da agressão. Serva lamentou o episódio. “Um dos momentos mais absurdos da TV brasileira, certamente dos debates”, afirmou
Datena reconheceu que perdeu a cabeça e que a agressão foi uma “reação humana”. Em conversa com jornalistas na saída da TV Cultura, o candidato do PSDB justificou que reagiu às acusações feitas por Marçal. “Infelizmente, eu perdi a cabeça. Não devia ter perdido? Acredito que não. Poderia ter simplesmente deixado o debate e ido embora pra casa, que teria sido melhor”, disse.
Equipe diz que Pablo Marçal ficou ferido após ser agredido por Datena
A equipe de Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, afirmou que ele ficou ferido após ser agredido por José Luiz Datena (PSBD) no debate da TV Cultura, no domingo (15).
Datena deu uma cadeirada em Marçal após ser chamado de “arregão”. Os dois candidatos participavam de uma rodada de questões livres, sendo que Datena foi sorteado para respoder a uma pergunta de Marçal.
“A gente quer saber que horas você vai parar, já abandonou entrevista chorando. Você que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali. Que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que ele tá fazendo aqui?”, disse Marçal.
Datena respondeu dizendo que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. Ele também chamou o adversário de “bandidinho”.
“O que você fez comigo hoje foi terrível. Espero que Deus lhe perdoe. Você me pediu perdão anteontem. Eu te perdoei”, respondeu Datena.
Na réplica, Marçal disse que Datena queria agredi-lo no debate da TV Gazeta, em 8 de setembro.
“Você é um arregão. Você atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem,” afirmou Marçal.
Na sequência, Datena agrediu Marçal com uma cadeira. O programa foi interrompido temporariamente. O candidato do PSDB acabou sendo expulso do debate, enquanto Marçal resolveu abandonar o programa para receber atendimento médico.
Leia a nota na íntegra
“Viemos, por meio desta nota, esclarecer o lamentável acontecimento de hoje, 15 de setembro de 2024, durante o debate eleitoral na TV Cultura. Na ocasião, Pablo Marçal foi covardemente agredido por José Luiz Datena, que o golpeou na região das costelas com uma cadeira de ferro.
Infelizmente, Marçal precisou sair do debate às pressas, em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial. É lamentável que o debate tenha continuado, mesmo sem a presença do candidato agredido.
Pablo Marçal está ferido, com suspeita de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar.
Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo.”
Da Redação