A campanha Agosto Dourado do HEDA promoveu 23 ações de incentivo e apoio à amamentação e doação de leite materno durante todo o mês de agosto.
A campanha Agosto Dourado simboliza o incentivo à amamentação, com a cor dourada representando o padrão ouro de qualidade do leite materno. Por isso, o Posto de Coleta de Leite Materno do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), intensificou suas atividades durante todo o mês de agosto.
Este ano, o tema da campanha foi “Amamentação: apoie em todas as situações”, cuja programação envolveu capacitações sobre temas essenciais, como “Aconselhamento em Amamentação” “10 passos para o sucesso do aleitamento materno” “NBCAL – IHAC” e “Manejo na Lactação”, e contou com a colaboração de profissionais do Posto de Coleta de Leite Materno do HEDA.
Para Wal França, diretora-geral do HEDA, o sucesso da campanha foi graças ao trabalho em equipe e participação de instituições parceiras. “O Agosto Dourado deste ano foi um sucesso graças ao esforço conjunto de todos os envolvidos. Nossa missão é continuar promovendo a amamentação e a doação de leite humano, garantindo que mais mães e bebês possam se beneficiar desse recurso tão valioso”, destaca.
Ao longo do mês, foram realizadas 23 ações, incluindo capacitações no HEDA e no Anexo II – Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), além de palestras na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), no ambulatório da Maternidade Marques Bastos e em oito Unidades Básicas de Saúde. E também orientações para as puérperas do Centro Obstétrico, do Alojamento Conjunto (ALCON) e da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN), onde tivemos atividades desenvolvidas com o Serviço Social do Comércio (SESC) de Parnaíba.
Os resultados foram altamente positivos e satisfatórios, segundo avalia Hellen Brito, coordenadora do Posto de Coleta de Leite Materno do HEDA. “Estamos muito felizes com o engajamento e a participação de todos. As ações realizadas ao longo do mês foram essenciais para disseminar informações e apoiar as mães na prática do aleitamento materno. E o sucesso da campanha demonstra o impacto positivo que uma abordagem educacional pode ter na saúde das mães e bebês”, pontua.
Com isso, o HEDA, que possui o selo Hospital Amigo da Criança, por ser referência em qualidade e humanização do atendimento da gestação ao período neonatal, permanece comprometido em manter e expandir essas ações, contribuindo para a saúde e o bem-estar das futuras gerações.
Fonte: Ascom