Os Caminhões da Mamografia vão percorrer nove cidades do Piauí em setembro, realizando exames especializados em mulheres de 40 a 69 anos. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, executada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi).
Em Pavussú e Lagoinha do Piauí, as unidades permanecem até esta terça-feira (10). Na quarta-feira (11), os atendimentos serão encerrados em Ipiranga e iniciados em Olho d’Água do Piauí e Rio Grande do Piauí, onde fica até sábado (14).
Na quinta-feira (12), os Caminhões da Mamografia iniciam os atendimentos em São Pedro do Piauí e Lagoa do Piauí. Na sexta-feira (13), será a vez de Dom Expedito Lopes. Por fim, a unidade adaptada chegará em Demerval Lobão na próxima segunda-feira (16).
“Essa iniciativa é fundamental para ampliarmos o acesso das mulheres a esse importante exame e reforçarmos a prevenção ao câncer de mama no estado”, destaca Dirceu Campelo, superintendente da Média e Alta Complexidade da Sesapi.
Para ter acesso ao serviço prestado pelos Caminhões de Mamografia, as pacientes entre 40 e 69 anos precisam procurar a atenção básica dos seus municípios, para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame.
Os resultados dos exames são disponibilizados, os mesmos são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço.
Fonte: Sesapi