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Significados possíveis do Sete de Setembro

Qualquer uma, qualquer um que estudou em escola pública nos últimos cinquenta anos muito provavelmente já desfilou no sete de setembro. Este é, dentre os feriados do país, o mais conhecido de todos. O deste ano cai num sábado!

 

Acordar bem cedinho, tomar um banho gostoso, um café reforçado, pôr a farda da escola e ir participar do ‘desfile de sete de setembro’ não tinha preço. E isso tudo depois de ensaiar por mais de um mês! Coitadinhas das professoras.

  1. Pedro I e D. Pedro II eram descritos como ‘defensores perpétuos do Brasil’, e a princesa Isabel, ‘libertadora dos escravizados’. Marquesa de Santos (a eterna amante de D. Pedro I), Domitila de Castro Canto e Melo, quando aparecia nas páginas dos volumosos livros de História, aparecia como a vilã da história e não como a mulher sagaz que foi.

Afrodescendentes e indígenas? Nem pensar em aparecer nas páginas brancas dos livros de Borges Hermida, que por sinal custavam muito aos bolsos de nossos pais.

A História narrada ali era impecável: só se tinha a versão ‘dos vencedores’. Revoltas indígenas e de escravizados eram coisa de subversivo, os quais haviam traído o Brasil a três por quatro. Coisa em que até hoje muita gente ainda acredita.  

Mas como a ciência vai sempre fundo na realidade,  novos estudos históricos realizados por pesquisadores e pesquisadoras  comprometidos com as classes populares, foram trazendo à baila (munidos com farta documentação) um novo olhar direcionado aos fatos históricos. Nascia aí uma história dos subalternizados, dos sem palavra nem escrita.

E atualmente, qualquer um(a) de nós que deixar por meia hora o celular e nos determos nas páginas dos livros de História, ficaremos sabendo de como realmente as coisas aconteceram, ou pelo menos teremos uma visão bem mais próxima da realidade.

A importância de se ler/estudar História, e, no caso, História do Brasil (e nela o sete de setembro) é que começaremos a compreender como as coisas aconteceram também para o ‘outro lado’, isto é, o lado do povo.

Por exemplo, o Brasil só criou sua primeira universidade em 1808 (os demais países da América do Sul as criaram em 1700, 1750. Nunca realizamos uma reforma agrária (ao contrário de muitos países da América do Sul), o índice de analfabetismo batia os 86%, com o fim oficial da escravidão (fomos o último país do mundo a fazê-lo). Os ex-escravizados e ex-escravizadas não tinham para onde ir, foram largados ao Deus dará e com o passar do tempo criaram as favelas.

A violência contra o povo empobrecido (herança da escravidão) foi sempre uma constante, etc., etc. Ah, à época do Brasil Império, o nosso país era a única monarquia entre as demais repúblicas sul americanas.      

Para concluir, o quadro “Independência ou Morte”, de autoria do pintor Pedro Américo* só foi pintando entre 1886 e 1888, 66 anos após o fato acontecido. Então a pintura não retrata a realidade em si, mas uma realidade meticulosamente pensada para a figura do imperador se sobressair.

Não pretendemos falsear ou desmerecer a imagem de ninguém com esse texto. Mas uma coisa pretendemos: que desenvolvamos senso crítico ao lermos e ouvirmos o que nos é dito. Sobretudo o que é dito nos livros de História e sermos capazes de formular a pergunta “que outros possíveis significados tem o sete de setembro nos dias atuais?”.

(*) Pedro Américo estudou na Europa (onde o quadro foi pintado) com os estudos pagos pelo Imperador. A pintura é ufanista/idealista. Hoje já se sabe plenamente que D. Pedro I montava um jegue (porque cavalo não passa montado em pedregulho) e estava com dores estomacais. Do ponto de vista da arte trata-se de uma portentosa pintura com dimensões de 4,15m X 7,60 m e encontra-se no Museu Paulista.

Ernâni Getirana é professor, poeta e escritor. Pertence à APLA, ALVAL e ao IHGPI (Instituto Histórico e Geográfico do Piauí), membro fundador do Coletivo P2 de Prosa e Poesia. É autor, dentre outros livros, de “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. Escreve às quartas-feiras para este portal

 

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