O candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual Fábio Novo assinou, na manhã desta sexta-feira (30), a carta “Eu me comprometo com a Primeira Infância”. A iniciativa é do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI). O documento elenca uma série de políticas públicas voltadas para as crianças, entre elas garantir que toda criança de 0 a 3 anos tenha acesso a creche de qualidade, próxima de sua residência, conforme a necessidade ou desejo da família.
Fábio Novo tem como uma de suas prioridades, caso seja eleito prefeito, cuidar das crianças da capital. Para isso, ele vai criar a Secretaria Municipal da Primeira Infância, com políticas públicas voltadas aos primeiros seis anos de vida da criança.
“A primeira infância será prioridade em nossa gestão. Sou o único candidato que propôs a criação da Secretaria Municipal da Primeira Infância, que vai justamente cuidar do que diz a carta que assinamos hoje, que é garantir assistência à gestante, desde o acompanhamento do pré-natal e o nascimento, e, depois, garantir que a criança tenha a creche e uma educação de qualidade. Será uma secretaria de papel intersetorial, em que conversará com a saúde, educação e mobilidade”, explicou Fábio Novo.
Na ocasião da assinatura da carta, o auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Araújo, apresentou o projeto “Primeira Infância na Conta Certa”, com dados referentes à defesa da saúde, vacina, combate à violência, racismo e políticas públicas voltadas às crianças. O último censo demográfico, do ano de 2022, informou que Teresina possui 65.797 crianças, sendo que somente 24,97% estão nas creches.
“A ciência coloca que investir na primeira infância é o melhor futuro que nós teremos. É o momento em que um ser humano está formando as primeiras conexões do seu cérebro, então ela precisa ter um cuidado, um acompanhamento muito especial. Se fizermos esse acompanhamento, lá na frente nós teremos um cidadão maior e melhor”, acrescentou Novo.
A Secretaria Municipal da Primeira Infância terá o alinhamento com o Pacto pelas Crianças do Piauí, programa do Governo do Estado que tem foco na universalização da cobertura vacinal e dos exames para os bebês, alfabetização na idade certa (até os 7 anos de idade), política de acolhimento familiar para crianças vulneráveis e implantação de brinquedotecas nos bairros de Teresina.