Quatro indústrias devem se instalar em breve na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. São empresas especializadas em beneficiamento de mel e castanha de caju, fabricação de cosméticos e montagem de tratores agrícolas. As obras para instalação se iniciam este ano ainda, com investimento previsto em R$ 150 milhões. Além desses quatro empreendimentos, existem negociações em andamento para a chegada de mais indústrias, o que levou a ZPE a aumentar sua área em 311 hectares.
As novas indústrias Arrey Foods (beneficiamento de castanha de caju), Via Natural (beneficiamento de mel), Sadin Tratores (montadora de tratores agrícolas) e Pratic Hair (fábrica de cosméticos), devem gerar cerca de 250 postos de trabalho diretos. A autorização para instalação ocorreu em julho de 2023 e foi dada pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), órgão deliberativo presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Atualmente, elas estão em fase de emissão de licenças e elaboração dos projetos industriais e arquitetônicos. “Estamos em discussão com as empresas para que as obras iniciem em breve, ainda neste ano”, disse Álvaro Nolleto, presidente da ZPE de Parnaíba.
As novas empresas se juntarão às duas que já estão em funcionamento na ZPE: Agrocera e Ecopellets. A primeira é especialista na produção de cera de carnaúba e já trabalha, inclusive, para expandir sua planta industrial e capacidade produtiva. A segunda, Ecopellets, é voltada para a produção de madeira ecológica a partir de resíduos vegetais. Atualmente, as duas indústrias e as startups piauienses pertencentes ao Tech Export Hub empregam mais de 200 trabalhadores, de forma direta, na ZPE Piauí.
Ampliação
O Governo do Estado doou, após autorização da Assembleia Legislativa, um terreno de 311 hectares para que a ZPE possa ampliar sua área. O líder da bancada do Governo na Alepi, deputado dr. Vinícius (PT), destacou a relevância da expansão. “A ampliação permitirá a instalação de novas indústrias na região. A ZPE já está em operação, com exportações sendo realizadas a partir do estado. A expansão está alinhada com a construção do porto de Luís Correia”.
Mais indústrias
Novas indústrias estão em negociação para se instalarem na ZPE de Parnaíba. “Atualmente, nove projetos já foram enviados e estão em análise na Secretaria Executiva do CZPE, no MDIC. Temos, ainda, outros sete projetos em fase de elaboração para enviarmos ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação. O fluxo não parou. Seguimos sempre em busca de novas empresas para a nossa ZPE”, frisou Álvaro Nolleto.