Mais de 200 alunos vencedores do II Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) foram premiados pelo governador Rafael Fonteles em cerimônia realizada nesta sexta-feira (23), no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. O evento marcou o encerramento da Jornada Especial de Matemática que envolveu estudantes e professores em atividades preparatórias para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e outras competições nacionais.
Os estudantes que se destacaram na competição receberam 32 medalhas de ouro, 63 de prata e 106 de bronze. Além disso, todos os medalhistas serão contemplados com uma bolsa de R$ 300, que será concedida durante seis meses.
No evento, o governador Rafael Fonteles destacou a importância do Programa Seduc Olímpica, que busca promover a cultura de participação dos alunos nas Olimpíadas de Conhecimento, uma forma de alavancar a aprendizagem dos alunos e descobrir talentos.
“A principal competição que temos no país é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ela é tão importante que criamos, aqui no Piauí, o Torneio Estadual para melhorar o desempenho dos nossos alunos na OBMEP”, explica o governador.
Segundo Rafael, o Governo do Estado, por meio da Seduc, realizou uma imersão com 201 alunos de várias regiões do Piauí, que vieram a Teresina para uma semana de aula com professores e também com atividades sócio culturais. “Daqui, eles levarão a experiência para as suas escolas nos municípios mais distantes do estado e também na capital. Estamos felizes de ver cada vez mais a evolução generalizada nos indicadores de aprendizagem a partir de iniciativas como essa”, diz.
Para o secretário de Educação, Washington Bandeira, este é um momento ímpar para celebrar os estudantes que se destacaram nas atividades de matemática promovidas pelo Seduc Olímpica. “Estamos preparando nossos alunos para obter resultados positivos na OBMEP e em outras competições nacionais”, afirmou.
Medalhista destaca importância do Seduc Olímpica
Medalhista de ouro no torneio de Matemática das escolas estaduais, o estudante Hélio Henrique, do município de Cocal dos Alves, destaca a importância do Programa Seduc Olímpica. “É um sinal de que o nosso esforço está valendo a pena e um reconhecimento de que nosso trabalho está evoluindo. As premiações nos ajudam a superar os desafios e nos motivam a seguir em frente”, comentou Hélio.
A respeito da bolsa, Hélio diz que a concessão da bolsa é essencial, já que a maioria dos alunos é de baixa renda. “O aporte financeiro é um ótimo incentivo para o aluno ficar mais concentrado nos estudos e no seu futuro”, afirmou.