A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou nesta quinta-feira (22), sessão solene em homenagem aos 30 anos da Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável da Agricultura Familiar (Cootapi).
O requerimento para realização da sessão foi apresentado pelo deputado Francisco Limma (PT), que em seu discurso destacou o trabalho realizado pela cooperativa, ao longo das três décadas de atuação no Piauí.
“Desde a sua fundação, a Cootapi se destacou por sua atuação em prol da agricultura familiar e do desenvolvimento rural sustentável. Uma história que está entrelaçada com as conquistas dos movimentos sociais e sindicais que lutaram pela dignidade e pela justiça no campo. Foram momentos desafiadores, mas também de grande realização”, disse.
O deputado também exaltou os resultados apresentados pela cooperativa. “A Cootapi sempre esteve apoiando a execução de políticas públicas que tiveram um impacto significativo nas comunidades rurais. Entre os grandes marcos, podemos destacar sua participação no programa Um Milhão de Cisternas, que trouxe água e esperança para milhares de famílias no semiárido. A cooperativa também teve papel ativo no projeto Brasil Semi Zero, oferecendo assistência técnica nas áreas de reforma agrária e contribuindo na elaboração dos planos de crédito do Pronaf, fundamental para a sustentabilidade econômica das famílias agricultoras piauienses”, afirmou Limma.
Adalberto Pereira, sócio-fundador da Cootapi agradeceu a homenagem e recordou a história da cooperativa.
“A Cootapi tem se pautado nessa sua caminhada, com a execução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, que tem sido conquista dos movimentos sociais, dos movimentos sindicais, como é o caso das Contags, Fetags, Movimento Sem Terra, Movimento da Economia Solidária, enfim, estivemos presentes em todos os momentos desses movimentos contribuindo na execução de políticas públicas. Agradecemos ao deputado Limma, que fez o requerimento para essa sessão especial em comemoração aos 30 anos desse trabalho”.
Almir Alencar, presidente da Cootapi, destacou os desafios enfrentados pela cooperativa e falou sobre o seu processo de desenvolvimento.
“Foi uma caminhada árdua mais firme, em prol de um propósito que é o desenvolvimento rural sustentável do estado do Piauí. Manter um CNPJ há 30 anos apto a fazer parcerias, não é fácil, mas seguimos com integridade e com a proposta de continuar nessa luta por muitos anos. Então, a palavra que temos para hoje é gratidão”.
Sobre a Cootapi
A Cootapi é uma sociedade constituída por profissionais de diversas áreas de conhecimento técnico e científico que contribui com o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar, desde 1994.
Entre os trabalhos realizados pela cooperativa, destaca-se a prestação de serviços de assessoria técnica e extensão rural, capacitação, consultoria, planejamento, avaliação e monitoramento; incentivo a agroecologia e a convivência saudável com o meio ambiente; apoio e valorização dos saberes, experiências e práticas dos povos e comunidades tradicionais; combate à desertificação e tecnologias sociais de convivência com o semiárido.