33.8 C
Teresina
segunda-feira, novembro 25, 2024
Dengue
InícioDestaquesCorreios emitem alerta para novo golpe na internet

Correios emitem alerta para novo golpe na internet

Os Correios emitiram um alerta sobre um novo golpe contra consumidores que fazem compras pela internet.

 

A porteira Pérola Paloma Batista quase caiu no golpe. Ela estava ansiosa para receber a encomenda que fez pela internet, quando veio a mensagem pelo celular: um aviso de que o pacote estava retido e que aguardava pagamento de uma taxa para ser liberado. Foi o namorado dela quem desconfiou.

“Falei: ‘Não envia não, que pode ser golpe’”, conta o encarregado Jean Carlos da Silva.

“E aí eu ignorei a mensagem. Eu realmente imaginei que minha encomenda estava retida e eu ia fazer um Pix”, diz Pérola.

Os golpistas também mandam avisos com informações detalhadas, como o endereço real de entrega e até o número verdadeiro do pedido feito pela vítima. E até quem não fez compra no exterior tem recebido a tentativa de golpe.

Esse tipo de mensagem vem se espalhando pelo Brasil. Uma orientação importante é usar a tecnologia para rastrear a encomenda que foi feita. Pelo aplicativo dos Correios, no celular, dá para fazer isso com toda segurança. E no site da empresa também tem alerta contra o golpe. Está em destaque, e tem até um vídeo explicando que as mensagens dos golpistas chegam com um link que leva a uma página falsa da empresa, para que um pagamento seja feito.

Os Correios afirmaram que, assim que souberam dos golpes, notificaram a Polícia Federal e o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo, e que, até o momento, não há evidência de violação da base de dados dos Correios.

A Receita Federal explica que o mais importante é conferir a possível taxação a partir da origem da compra.

“Se a pessoa fez alguma compra que veio de um site internacional, a gente direciona que eles olhem a página oficial, naturalmente a página oficial dos Correios. Entrando no site oficial, você vai ter um link chamado ‘minhas importações’. Lá dentro, você consegue identificar se realmente há algo a ser pago, tributado pela Receita Federal”, explica Michel Lopes Teodoro, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais.

O advogado Paulo Crosara explica que os golpistas estão cometendo o crime de estelionato e diz que quem cair no golpe deve entrar em contato com o banco onde tem conta o mais rápido possível.

“E acionar um protocolo que chama ‘mecanismo especial de devolução’, que é onde a sua instituição bancária entra em contato com a instituição financeira para onde foi o dinheiro e bloqueia esse valor. Eles têm sete dias para analisar se foi golpe ou não. Se eles concluírem que foi um PIX suspeito, eles te devolvem esse dinheiro”, afirma o advogado criminalista Paulo Crosara.

Da Redação

 

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI