As Olimpíadas de Paris-2024 encerraram neste domingo (11) no Stade de France, teve o último pódio, um novo personagem misterioso — que rendeu memes pela fantasia semelhante às do Carnaval — e a passagem de bastão para Los Angeles, que sediará os Jogos Olímpicos de 2028, com direito a Tom Cruise e apresentações musicais já nos Estados Unidos.
A cerimônia de encerramento marcou a volta do público ao estádio em “festas olímpicas”. Em Tóquio-2020, realizada em 2021, as cerimônias de abertura e encerramento aconteceram sem a presença do público por causa da pandemia de covid-19.
Começou de onde parou
A cerimônia de encerramento começou de onde parou a de abertura: no Jardim de Tulieres, onde estava a pira olímpica. Após uma performance da cantora francesa Zaho de Sagazan, León Marchand, nadador que conquistou quatro ouros nas Olimpíadas de Paris-2024, se dirigiu à pira olímpica, pegou uma lanterna com a chama e começou o caminho de volta até o Stade de France.
Em seguida, a festa começou no estádio. Primeiro, pela formalidade da apresentação do presidente Emmanuel Macron, da França, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). O hino francês foi tocado.
As bandeiras dos países participantes entraram no Stade de France. O patrimônio brasileiro foi carregado por Ana Patrícia e Duda, dupla que conquistou o ouro no vôlei de praia feminino. Atletas de todos os países e que permaneceram na França fizeram um longo desfile em seguida. A delegação brasileira foi uma das últimas a entrar.
Último pódio, voluntários e eleição
A cerimônia de encerramento, como é tradição das Olimpíadas, consagrou o último pódio — sempre da maratona. A holandesa Sifan Hassan recebeu a medalha de ouro, enquanto a etíope Tigst Assefa e a queniana Hellen Obiri receberam a prata e o bronze, respectivamente. Elas disputaram a prova na manhã deste domingo.
Viajante Dourado e volta dos mascarados
O Stade de France ficou escuro. Do teto do estádio veio o ‘Viajante Dourado’, personagem interpretado pelo dançarino francês Arthur Cadre e que foi criado baseado no Espírito da Bastilha, na estátua The Génie de la Liberté, nos discos Voyager Golden Record e em criaturas de ficções científicas e videogames. Ele chegou ao solo e se encontrou com dois personagens mascarados, que ganharam fama na cerimônia de abertura carregando, inclusive, a tocha olímpica.
A cerimônia seguiu com uma homenagem à Grécia, país de criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O Viajante Dourado se encontrou com Nike, a deusa da vitória associada às Olimpíadas da Antiguidade.
Passagem de bastão, Tom Cruise na Missão Los Angeles e shows
O hino olímpico foi cantado após os discursos. Enquanto isso, a bandeira olímpica foi baixada por membros do exército francês. Ele foi balançada por Tony Estanguet, Anne Hidalgo [prefeita de Paris] e Thomas Bach, que fez a passagem para Karen Bass [prefeita de Los Angeles]. A cantora H.E.R. foi convidada ao palco em seguida. Ela performou o hino dos Estados Unidos.
Fim do espetáculo
A cerimônia de encerramento chegou ao fim com a entrada da chama olímpica no Stade de France. O nadador León Marchand subiu ao palco carregando o fogo na lanterna e se juntou a Thomas Bach e aos atletas representantes de cada continente.
Thomas Bach declarou encerradas as Olimpíadas de Paris-2024, e a chama foi apagada. O show de encerramento foi da cantora Yseult, que cantou “My Way”, de Frank Sinatra. Um show de fogos finalizou de vez o espetáculo.
Com informações da Reuters