Uma concorrida solenidade com a presença de personalidades maçônicas do Piauí e do Brasil marcou a Semana do Maçom. O evento comemorou o Dia do Maçom (20 de agosto).
Reunidos no Teatro do Sesc Cajuína, em Teresina, cerca de 500 maçons e cunhadas celebraram as conquistas a instituição. Eles foram recebidos pelo grão mestre do Grande Oriente do Brasil no Piauí, Valdeci Cavalcante.
A cerimônia contou com a presença de figuras de destaque da maçonaria brasileira, incluindo o Ministro do Supremo Tribunal Maçônico, Paulo Roberto Barros, o presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL) do GOB, Ricardo Volpe Maciel, que ocupa a terceira posição na hierarquia da maçonaria no Brasil, além do presidente do presidente do Tribunal Maçônico, Francisco João Damasceno e do presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa, Dalton Sampaio.
O presidente do GOB, Valdeci Cavalcante, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente aéreo no Paraná, onde ele, sensibilizado com a cor das famílias, lembrou que copiloto era um piauiense. Em seguida, falou do legado de Simplício Dias da Silva, considerado um dos 100 maçons mais importantes do Brasil.
A celebração também foi marcada pela entrega da Medalha do Mérito Maçônico Simplício Dias da Silva, uma honra concedida a personalidades que se destacaram por suas contribuições significativas à maçonaria. Nesta ocasião, Valdeci Cavalcante homenageou Ricardo Volpe Maciel e Paulo Roberto Barros com a medalha, reconhecendo seus papéis fundamentais na promoção e sustentação dos princípios maçônicos.
Palestrante da noite, Ricardo Maciel apresentou uma visão abrangente sobre os feitos recentes da maçonaria no Brasil e abordou os desafios futuros que a instituição enfrentará com as constantes mudanças nos meios de produção e na sociedade.
A noite memorável teve apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, sob a regência do maestro Aurélio Melo.
Fonte: Ascom