O Brasil levou a virada da Polônia na segunda rodada do Grupo B do vôlei de quadra masculino das Olimpíadas de Paris. Os poloneses venceram os brasileiros no tie-break por 3 sets a 2 (parciais de 22 a 25, 25 a 19, 19 a 25, 25 a 23 e 15 a 12). A Polônia é a 1ª colocada do ranking internacional, seis posições acima do Brasil, e veio de vitória fácil sobre o Egito.
O Brasil cresceu no começo, mas depois perdeu fôlego e teve uma derrota amarga. Os brasileiros tiveram momentos de oscilação e não conseguiram frear os adversários. Leon foi gigante e fez 26 pontos, sendo de longe o maior pontuador da partida. Lucarelli e Adriano fizeram 18 pontos cada um.
Os comandados por Bernardinho seguem sem vitória em Paris. Os italianos lideram a chave, com duas vitórias, empatados com os poloneses. A seleção masculina busca a sua quarta medalha ouro, conquistada pela última vez na Rio-2016 — em Tóquio, caiu na semi.
O Brasil volta à quadra para decidir seu futuro na sexta (2), contra o Egito, pelo terceiro e último compromisso da fase de grupos. As duas primeiras equipes da chave avançam direto para as quartas, e os dois melhores terceiros colocados também se classificam. O Brasil precisa vencer e aguarda o resultado dos adversários dos outros grupos para conquistar a vaga no mata-mata via terceiro lugar.
Polônia segue sendo algoz brasileiro. A equipe rival foi responsável por eliminar os brasileiros nas últimas duas edições da Liga das Nações, além da vitória no Mundial de 2022. Com o resultado, foi para 15 vitórias no duelo, contra 11 do Brasil.
Da Redação