O livro “ChatGPT: Evolução ou o fim do jornalismo?”, de autoria do professor de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Orlando Berti, foi uma das dez produções sobre comunicação e inteligência artificial recomendadas pela renomada revista internacional LatAm Journalism Review. O e-book foi publicado e está disponível no site oficial da Editora da Universidade.
Entre os livros recomendados, estão as produções da Universidade de Columbia, Unesco, Repórteres Sem Fronteiras e outros. O livro está entre as duas produções escritas em português citadas na revista e já foi baixado mais de 10 mil vezes nas plataformas digitais.
“O livro é uma provocação sobre o uso de sistemas de inteligência artificial nas mediações informacionais. Eu tive contato com o ChatGPT desde o início em que foi lançado, instigado pelos discentes, e essa foi uma pergunta que sempre fizemos: O jornalismo vai acabar? De antemão, eu já respondo que não. As mediações informacionais, sejam elas feitas por humanos ou máquinas, continuarão existindo. O desafio é humanizar o que as máquinas fazem e utilizar positivamente os sistemas, como nós utilizamos positivamente o Google, os computadores e a internet quando eles chegaram nas redações e nas funções sociais”, explica o professor Orlando Berti.
O professor de jornalismo e autor do livro destaca que a citação na revista é resultado dos investimentos que a Uespi tem feito em pesquisas na área e que trará muitas outras conquistas.
“Estar nessa lista é uma honra e a concretização de um sonho de ter esse reconhecimento e levar o Piauí para o mundo. A lista, que tem poucas produções em português, inclui uma das obras mais lidas de comunicação e inteligência artificial. Isso mostra que o que é produzido no nosso estado é de qualidade e tem muita reverberação. Certamente será a primeira de muitas listas nas quais a produção da Uespi será citada”, destaca o professor Orlando Berti.
A Uespi financia, através da Chamada Interna de Incentivo à Inovação e à Pesquisa Científica e Tecnológica (UESPI-Tech), o projeto de inovação do primeiro Laboratório de Inteligência Artificial em Jornalismo (Liaj) do Piauí e o segundo do Nordeste, que atualmente é comandado pelo professor Orlando Berti.
“Fico feliz por ter tido um apoio muito grande na Universidade com o edital da Uespi-Tech, que promoveu a instalação do Liaj e uma oportunidade, via editora da Uespi, com a publicação tanto do livro “ChatGPT: Evolução ou o fim do jornalismo?” quanto do livro “Jornalismo e Inteligência Artificial”, que atualiza o debate sobre as outras inteligências, como o Gemini do Google, o Copilot da Microsoft e outros sistemas dos grandes conglomerados. A EdUespi é uma editora de circulação nacional e chancela esses dois livros”, disse o professor da Uespi.
A LatAm Journalism Review é uma revista digital trilíngue reconhecida pelos profissionais da comunicação ao debater as tendências, desafios e a responsabilidade do jornalismo nesta última década. A revista é publicada pelo Centro Knight, que tem mais de 20 anos de criação, na Moody College of Communication da Universidade do Texas.
Link dos livros:
ChatGPT: Evolução ou fim do jornalismo?
https://editora.uespi.br/index.php/editora/catalog/book/141
Fonte: CCOm