O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o sábado (13) de folga em Brasília para pescar na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, que fica a cerca de 15 quilômetros do Palácio da Alvorada.
Em um vídeo divulgado pela primeira-dama, Janja da Silva, em uma rede social, o petista aparece manuseando uma vara de pesca.
Na sequência, na gravação, Lula afirma que, quando pesca, costuma devolver o peixe para a água, mas que, como conseguiu um “pacu” de 4,5 quilos, desta vez, decidiu assar e comer.
“A minha isca não machuca o peixe porque ela não tem garra, e eu costumo pegar o peixe e soltar. Agora, como esse aqui é um pacu de quatro quilos e meio, eu não posso soltar. Isso aqui eu tenho que levar para casa, limpar, preparar, assar ele, sabe, e depois comer”, disse Lula, que agradeceu a “Deus pela pescaria”.
A Granja do Torto é uma casa de campo da Presidência da República. Lula mora com a primeira-dama na residência oficial do Palácio da Alvorada, porém utiliza a Granja aos fins de semana para momentos de descanso ou encontros com aliados. Ele também frequentava o local nos dois mandatos anteriores como presidente.
Semana de viagens ao Paraguai e à Bolívia
Lula tirou o sábado de folga após uma semana que começou com viagens ao Paraguai e à Bolívia na segunda (8) e na terça-feira (9).
Em Assunção, o presidente participou da reunião de cúpula do Mercosul, de onde seguiu para Santa Cruz de La Sierra para se encontrar com o presidente boliviano Luis Arce, duas semanas após uma tentativa de golpe no país vizinho.
Durante a semana, Lula também teve reuniões com ministros, anunciou investimentos para catadores e recebeu atletas olímpicos e paralímpicos que participarão dos Jogos de Paris.