O economista e presidente do Fórum Nacional INAE, Raul Velloso, ministrou a palestra “Rumos da economia brasileira sob governo Lula-3” para políticos, empresários e profissionais do setor econômico em Teresina. O evento aconteceu, no Salão Nobre da sede da Fecomércio Piauí, na manhã desta segunda-feira, 1º de julho. Ele também ministrará a palestra em Parnaíba, na próxima quinta-feira, 4 de julho, às 19h, no Teatro do Sesc Avenida.
Dentre os presentes, o presidente da Fecomércio Sesc Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, o vice-presidente da Fecomércio, Denis Cavalcante, o vereador Aloísio Sampaio, o ex-senador Elmano Ferrer, o presidente do Sindlojas, Tertulino Passos, além de diversos empresários de Teresina.
Apresentando dados de fontes oficiais, Velloso destacou que de 1980 a 2022, os investimentos públicos caíram nove vezes, comprovando uma debandada no crescimento desses investimentos. A taxa média de investimentos ao ano no Brasil era de 7%, mas caiu vertiginosamente para 1% ao ano. Ele enfatizou a urgência de reverter esse quadro para estimular o desenvolvimento econômico e social do país, apontando a importância de aumentar os investimentos em infraestrutura para gerar empregos e promover o crescimento sustentável.
Raul Velloso, que é consultor econômico e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, PhD em Economia pela Universidade de Yale, e ex-membro de conselhos de administração de instituições como BNDES, Embraer e IBGE, apresentou dados estatísticos e panoramas que evidenciam a necessidade de políticas para aumentar os investimentos em infraestrutura e, consequentemente, o aumento de empregos no país.