O governador Rafael Fonteles abriu, nesta quinta-feira (27), no Ginásio Verdão, em Teresina, a etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2024, o maior evento esportivo do estado. Cerca de dez mil estudantes entre 11 e 17 anos de escolas públicas e particulares do Piauí participam da competição, superando a expectativa que era de seis mil atletas. O evento será realizado de 27 de junho a 7 de julho em várias escolas da capital.
“O apoio ao esporte começa na escola. Desde o ano passado reforçamos e ampliamos os JEPIs. É uma medida importante para a formação desses alunos e para descobrir grandes talentos que vão estar futuramente no esporte profissional”, destacou o governador.
Os atletas vencedores dos JEPIs representarão o Piauí em competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e os Jogos da Juventude (JUV). Rafael Fonteles frisou que o Piauí pretende ficar entre os cinco melhores do país. “Já ficamos no top 10 dos Jogos Escolares Brasileiros. A meta, agora, é ficar no top 5″, afirmou o governador.
Na solenidade, Rafael Fonteles acendeu a pira olímpica com a tocha, recebida das mãos dos atletas Sophia Campelo, Lucas Manuel, Luiz Gonzaga, Raissa Neres, Ívina Vieira, Jeissiara Vidal, Ana Laura e Beatriz Silva.
As competições deste ano envolvem 22 modalidades esportivas, como atletismo, basquetebol, futsal, judô, voleibol, entre outras. A novidade desta edição é a inclusão das modalidades esgrima, tiro com arco, triathlon e natação em águas abertas.
O atleta José Ribamar, de 15 anos, estudante da Escola Estadual Irmã Maria Simplício, em União, destacou a importância dos JEPIs para divulgação do seu esporte, o wrestling (luta olímpica) . “É uma grande oportunidade para mim, mas também para promover o esporte. Ele é novo no Piauí, mas já tem conseguido bons resultados”, disse o estudante e atleta.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou a ampliação das modalidades. “Todo ano vem com essa ampliação para que a gente possa oportunizar cada vez mais alunos atletas. Essa é a integração entre a Secretaria da Educação e dos Esportes, levando e oportunizando todas as modalidades esportivas”, afirmou a gestora.
“Costumo dizer que quando o esporte e a educação jogam juntos, todo mundo sai ganhando, é um golaço. Porque o esporte fomenta a formação socioemocional e cidadã dos nossos jovens”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Seduc Esportiva
Na solenidade, Rafael Fonteles também lançou o Seduc Esportiva, que tem como objetivo estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos estudantes. O programa vai incentivar a prática de novas modalidades individuais e coletivas e trabalhar as competências socioemocionais, fortalecendo a cultura esportiva na comunidade escolar.
Atualmente, 250 escolas têm modalidade esportiva. A meta é alcançar todas as 640 escolas estaduais. Até 2026, serão investidos mais de R$ 13 milhões no programa.
Para estimular ainda mais a prática do esporte, a Seduc vai investir mais de R$ 100 milhões em construção e reforma de quadras poliesportivas, aquisição de materiais e equipamentos esportivos, capacitação dos profissionais de educação física e pagamento de bolsas aos professores para eles treinarem os atletas.
“É um programa robusto para a gente fortalecer o esporte educacional nas nossas escolas. A nossa gestão busca promover uma educação verdadeiramente integral, que possa fortalecer todas as competências, as valências dos nossos estudantes”, afirmou Washington Bandeira.
Paralimpíadas
Além dos JEPIs, também foram lançadas as Paralimpíadas Escolares 2024, que promove a inclusão e a prática esportiva para alunos com deficiência. Nesta edição, serão quase 100 atletas paralímpicos participando das modalidades de atletismo, natação e bocha.
“A nossa expectativa é que a gente possa ter entre 20 e 30 atletas paralímpicos do Piauí participando da etapa nacional que será em novembro, em São Paulo”, afirmou o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.
“Eles podem trazer medalhas para o estado, como ocorreu com a modalidade de parabadminton, onde o Piauí foi medalha de bronze no Campeonato Norte-Nordeste, realizado no Ceará”, frisou o secretário, destacando que o Governo do Piauí apoia os atletas por meio do Bolsa-atleta Paralímpico.