O arraial do Centro de Ensino de Tempo Integral Gov. Dirceu Mendes Arcoverde (CPMPI), localizado no bairro Morada do Sol, em Teresina, reuniu mais de 120 estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio que dançaram músicas da cultura nordestina e arrastaram o pé com muito ‘anarriê’, mantendo viva a tradição das quadrilhas juninas.
Neste ano, o arraial homenageou a Literatura de Cordel e o cordelista piauiense Joames e trouxe o enredo “Casamento no Xaxado” para a festa. Os alunos contaram uma história de amor e coragem, que se passa no meio do sertão, onde a filha de Maria Bonita e Lampião se apaixona por um cidadão metido a valentão de um vilarejo.
De acordo com a gestora do Ceti, major Ana Cristina, a festa junina é uma tradição e já faz parte do calendário anual da escola. A gestora contou que duas quadrilhas se apresentaram, uma formada por alunos do 3º ano e a segunda, por estudantes do 1º e 2º anos. Os ensaios começam dois meses antes das apresentações e revelou que os alunos esperam ansiosamente pelo momento da apresentação.
“Todos os anos temos duas quadrilhas se apresentando em nossa festa, formada exclusivamente por nosso corpo discente. Uma com jovens da 3ª série e outra formada pelos alunos da 1ª e 2ª séries. Em média, cada quadrilha tem 64 integrantes. Eles ensaiam por dois meses, seis horas por semana. A participação de nossos alunos, todos os anos, supera as expectativas e os alunos veteranos conseguem contagiar os novos alunos”.
A festa foi realizada na quadra da escola, no dia 15 de junho, e reuniu cerca de 3 mil pessoas. “É uma festa aberta à comunidade, mas quem marca presença são os alunos, familiares e ex-alunos”, frisou a major Ana Cristina.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância de preservar as tradições culturais nordestinas e pontuou que momentos como este, além de celebrar a cultura, também integram a comunidade escolar.
“As quadrilhas juninas são fortes expressões da cultura popular nordestina. Os jovens do Ceti Dirceu Mendes Arcoverde fizeram uma festa bonita, colorida e, por meio da dança, mostraram riqueza de história e cultura, que envolve dedicação, comprometimento, integração, aprendizagem e valorização da nossa cultura”.