A programação técnica do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o Enaop 2024 – foi finalizada no final da tarde da sexta-feira (14) com a conferência, “As diretrizes para o desenvolvimento de longo prazo do Estado do Piauí”, ministrada pelo governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles.
O conferencista apresentou as premissas de seu governo, cuja meta é garantir o crescimento econômico acelerado, com foco no pleno emprego e na forte redução das desigualdades sociais. Para tanto, possui três diretrizes fundamentais: super choque educacional e tecnológico, estabilidade duradoura, tanto institucional quanto fiscal, e abertura econômica com a participação do Estado.
“O Piauí possui baixos índices de esgotamento sanitário e altos índices de analfabetismo. Mas veja a Cingapura, o Vietnã e demais países do sudeste asiático que sofreram grandes tragédias e hoje são potências econômicas. Precisamos garantir o crescimento econômico acelerado no Piauí, com foco no pleno emprego e na forte redução das desigualdades sociais, ampliando substancialmente a classe média”, informou.
Agradecimentos
Os realizadores do evento – a presidente do Ibraop, Adriana Portugal, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kennedy Barros – subiram ao palco para se unir ao conferencista, o governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, para a solenidade de encerramento.
Adriana agradeceu à receptividade do povo piauiense, em especial a do TCE-PI, que não mediu esforços para o sucesso do evento. Agradeceu todas as equipes e fornecedores que ajudaram com apoio logístico, bem como a presença dos participantes do evento em prestigiar o controle externo de obras do Brasil.
Também agradeceu ao governador por sua explanação que, segundo ela, veio ao encontro de tudo o que foi debatido nos últimos dias. A fala do governador reforçou o papel do Ibraop na orientação técnica para que, na fase de planejamento de obras e serviços de engenharia, se busque alcançar projetos e orçamentos de qualidade que evitem desperdícios e atrasos nos objetos contratados pelo setor público.
Em sua fala, conselheiro Kennedy Barros, se disse muito feliz de o Ibraop ter aceitado o convite de realizar o ENAOP 2024 no Piauí e admirado com a natureza dos debates. “É quando presenciamos debates assim, que paramos pra pensar: todos os Tribunais de Contas têm experiências bem sucedidas em auditorias de obras. Foi um evento profundo, interessante e contribuiu com os quadros técnicos do Estado”, concluiu.
O conselheiro presidente também comentou com o governador que o controle externo demorou a ver que o foco é o acompanhamento das politicas públicas e que devemos enxergar o gestor como parceiro, e não fiscalizado. “O senhor tem visão de governo, possui alto nível intelectual e é um homem à frente do seu tempo. Sua palestra disse exatamente o que muitos técnicos precisavam ouvir. Não existe administração eficiente sem planejamento e metas a serem alcançadas. Não tenho dúvida que o Piauí vive um momento especial em termos de gestão publica!”, concluiu.
Diversas outras autoridades prestigiaram a conferência e a solenidade de encerramento do ENAOP 2024. Entre elas, as conselheiras Lilian Martins, Flora Izabel e Rejane Dias, os conselheiros Kleber Eulálio, Abelardo Vilanova, Jackson Veras e Jaylson Campelo (ambos, do TCE Piauí); o conselheiro Antônio Malheiro (TCE-AC); a procuradora de Contas, Raïssa Rezende; o desembargador do TRT do Piauí, Arnaldo Boson; o ex-governador do Piauí, Wilson Martins; a prefeita de Luís Correia-PI, Maninha Fontenele; os secretários de Estado do Governo, Marcelo Nolêto, e do Planejamento, Washington Bonfim, entre outras autoridades municipais e estaduais.