A Polícia Militar do Piauí realizará, neste mês de junho, diversas atividades e eventos alusivos ao aniversário de 189 anos da corporação, celebrado no próximo dia 25. Entre solenidade Cívico Militar, pedalada operacional, corrida de rua, apresentações do Corpo Musical e torneios internos de tiro e futebol, a PM-PI comemora mais um ano de serviço à sociedade piauiense.
No próximo dia 16, será realizada a Corrida da PM-PI. Com um percurso de 5 quilômetros, a concentração ocorrerá, a partir das 6h e largada às 7h, no Quartel do Comando-Geral (QCG), na Avenida Higino Cunha, no bairro Cristo Rei (zona Sul) de Teresina. De acordo com o Tenente-coronel Cléber Bezerra, o evento é mais uma oportunidade de integração entre a corporação e a sociedade civil. As inscrições encerraram horas após terem sido abertas e os 300 primeiros registrados devem receber camisas gratuitas.
“Essa corrida será realizada numa modalidade diferente; uma espécie de corridão em que nós militares estaduais fazemos o nosso treinamento físico militar bradando gritos de guerra e canções militares, saindo junto e chegando junto. Então, a gente chama a sociedade civil para correr junto com a Polícia Militar nesse corridão de integração visando comemorar essa data tão importante, que são os 189 anos da Polícia Militar do Piauí”, destaca.
Já no dia 21, o Corpo Musical da Polícia Militar realizará um concerto especial de aniversário da corporação. A apresentação ocorrerá às 19h, no palco do Theatro 4 de Setembro, com entrada gratuita. O momento contará ainda com várias participações especiais, como de integrantes da banda do 25° BC, da Orquestra Sinfônica de Teresina e entre outros. Além disso, a própria banda da PM-PI estará celebrando seus 149 anos, se consolidando como a mais antiga banda de música em atividade no Piauí e uma das mais antigas entre as bandas das polícias militares do Brasil.
No dia 22 de junho, a Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), promoverá o torneio de Tiro Policial. Podem participar da competição, policiais militares da ativa, de ambos os sexos, oficiais, praças e instituições convidadas. A organização ressalta que não será permitida a inscrição de policiais atiradores que sejam associados a algum clube de tiro. As inscrições já estão abertas e irão até o próximo dia 17 de junho, em link disponibilizado no site da PM-PI.
“Nós teremos uma competição baseada nas provas de IPSC em que os policiais concorrerão, tanto por equipe como individualmente. Esse torneio de tiro já é uma tradição que ocorre na Polícia Militar do Piauí por conta da passagem do seu aniversário”, explica o coronel James Sean, comandante do CPE e organizador do torneio.
No dia 23 de junho, a Polícia Militar realiza a terceira edição da Pedalada Operacional. Com o tema “Em defesa ao Meio Ambiente”, o evento terá concentração e largada às 7h, no pátio externo do QCG. De acordo com o major Nunes, comandante do Ciclopatrulhamento, o evento ainda terá camisa personalizadas aos participantes, sorteio de brindes e café da manhã após o término da pedalada.
“Neste ano, a gente está em defesa em prol do meio ambiente. A importância é justamente isso aí, interligar, juntar, sociabilizar a questão da Polícia Militar com a sociedade, em defesa do meio ambiente”, completa.
As comemorações aos 189 anos da Polícia Militar ainda contarão com um momento ecumênico. No dia 24 de junho, será realizada, a partir das 8h, na Capela São Sebastião, a missa de aniversário da corporação. Além disso, será promovido um torneio de futebol entre equipes representantes das unidades da corporação e das demais forças de segurança convidadas. Bem como exposições e estandes nos shoppings da capital.
Promoções e entregas de medalhas
Já na noite do dia 25 de junho, a Polícia Militar do Piauí celebra seus 189 anos com uma cerimônia cívico-militar no QCG, a partir das 19h. O Comandante-Geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes, ressalta que a data marca o sentimento de dever cumprido e determinação, diante da missão de avançar cada vez mais com uma melhor prestação de serviço ao povo do Piauí. O momento contará com a promoção de oficiais e praças, além da entrega de medalhas.
“No dia 25 à noite, além da solenidade na sede do Quartel do Comando-Geral, teremos promoções de oficiais de praças, bem como a entrega de medalhas àquelas pessoas que contribuíram e contribuem para o engrandecimento e a evolução da Polícia Militar”, afirma o coronel.