33.8 C
Teresina
sexta-feira, abril 18, 2025
Dengue
InícioDestaquesAudiência pública debate queda na produção de caju em Teresina

Audiência pública debate queda na produção de caju em Teresina

A Câmara Municipal de Teresina realizou nesta quarta-feira (12) audiência pública para debater a queda na produção de caju e seus derivados na capital piauiense. O encontro, realizado no Plenarinho da Câmara, discutiu estratégias para auxiliar o produtor teresinense a recuperar a cajucultura na capital. A audiência foi convocada pelo vereador Aluísio Sampaio (Progressistas).

 

Segundo o parlamentar, produtores locais têm relatado uma redução significativa na safra do caju nos últimos anos, bem como a falta de incentivo por parte da gestão municipal na oferta de assistência técnica aos agricultores. “O objetivo maior da nossa audiência é entendermos o que está acontecendo, é a gente saber se existe alguma praga que está afetando a produtividade do caju na nossa região e o que o município de Teresina pode fazer para resgatarmos e requalificarmos tecnicamente essa produção de caju na nossa capital”, apontou Aluísio Sampaio.

Segundo o chefe-geral da Embrapa, Anísio Ferreira Lima Neto, a falta de dados acerca da produção de caju na capital piauiense é um entrave para a ampliação da cultura frente às potencialidades que a região oferece.

“Eu tenho pesquisado os números da produção de caju no município de Teresina e esses dados não são claros. Teresina possui uma população rural de 46 mil habitantes, vivendo em assentamentos, em comunidades, em pequenas chácaras, e essa visão é fundamental para se iniciar qualquer trabalho, os dados da cajucultura nós não temos. É um potencial fantástico, principalmente para a cajuína”, destacou.

Representando a prefeitura, o secretário de Produção Agropecuária (SEMP), Marcelo Araújo, afirmou que faltam recursos para a atuação mais efetiva do órgão. O secretário também sugeriu a formação de um cadastro para identificação dos produtores.

“Temos um problema muito grande de recurso financeiro para trabalhar a agricultura na nossa cidade. Temos uma das maiores zonas rurais do país e apenas dois carros na secretaria, também temos pouca mão de obra qualificada. [Sobre a cajucultura] eu acho que o principal é identificar os produtores. Poderíamos nos unir com os órgãos e estruturar o apoio para eles”, afirmou.

Ao final da audiência, foi proposto pelo vereador Aluísio Sampaio a realização de novos encontros para discussão do tema e alinhamento de ideias entre os diversos órgãos competentes, sob coordenação da SEMP. Também estiveram presentes na atividade representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Saad Rural e Secretaria de Meio Ambiente (Seman).

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI