A atriz Ilva Niño, que interpretou a empregada Mina na novela Roque Santeiro e fez sucesso ao lado de Regina Duarte, morreu nesta quarta-feira, 12, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. Desde 13 de maio, a artista estava internada no Hospital Quali, no bairro de Ipanema. Ela passou por uma cirurgia cardíaca.
Ilva foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, e acumulou uma vasta carreira na televisão, com mais de 30 novelas e participações em séries. A artista deve ser cremada ainda nesta quarta, mas o local e a hora não foram definidos.
Nascida em Floresta, Pernambuco, a atriz faria 90 anos em 15 de novembro. Sua carreira começou nas artes dramáticas na Escola Normal, quando ela particopou de um curso de teatro grego com Ariano Suassuna, e atuou na montagem amadora de Antígona. Ilva participou do Movimento de Cultura Popular na década de 1960 e mudou-se para o Rio de Janeiro com o marido ainda durante a ditadura militar. Entre as peças em que atuou, destacam-se O Berço do Herói e O Pagador de Promessas.
Na Globo, participou de produções como Verão Vermelho e Bandeira 2, e ficou conhecida do grande público em Roque Santeiro, em 1985, interpretando Mina, a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte.