O Banco Central (BC) informou nesta terça-feira, 11, o vazamento de 19.849 chaves Pix de clientes do Instituição de Pagamento S.A. (IUGU) e da PAGCERTO Instituição de Pagamento. Em nota, o BC afirma que o incidente ocorreu “em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição”.
Este foi o quinto vazamento de dados no Pix neste ano. Segundo a autoridade financeira, as informações vazadas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
Os problemas aconteceram entre 21 a 27 de maio, no caso da Instituição de Pagamento S.A. (IUGU), e entre 23 e 24 de abril, no caso da PAGCERTO Instituição de Pagamento. O BC informou que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.
Histórico
Esse foi o décimo incidente de vazamento de dados do Pix desde a criação do sistema, em novembro de 2020. Em todos os casos, foram vazadas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários.
Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC. (Clique aqui)