O advogado e jornalista Telsirio Alencar que disputará a prefeitura de Teresina na eleição de outubro próximo, projeta acabar de vez com o lixão localizado na zona sul de Teresina transformando lixo em uma usina. Como um modelo, o pré-candidato pretende implantar em Teresina uma usina de lixo que pode dar fim ao lixão e gerar energia através da queima de resíduos.
O pré-candidato pelo Mobiliza ressaltou que um dos cartões postais negativos de qualquer cidade é a existência de um lixão ainda classificado de aterro sanitário. “É cartão postal da vergonha e do atraso se manter um lixão desses e uma cidade como Teresina”, condenou Telsirio Alencar, pré-candidato à PMT.
Alencar pontuou que restos dos alimentos como café da manhã, às sobras do almoço e do jantar, cada teresinense gera aproximadamente 1 kg de resíduos sólidos urbanos por dia, e tudo isso gera energia.
Telsirio informou que um terço de tudo isso tem como destino lixões, os segundo maiores geradores de gases do efeito estufa, atrás apenas da queima de combustível fóssil. “O tema é oportuno para se colocar na mesa do debate eleitoral. Iremos isso fazer acontecer em Teresina”, falou o pré do Mobiliza.
Telsirio Alencar salientou o mundo todo está preocupado em resolver esse problema que prejudica fortemente o meio ambiente e a saúde das pessoas. “Vamos nos amparar na lei e na sensibilidade para resolver esse problema que afeta Teresina, a cidade toda sofre”, comentou Alencar.
Segundo o prefeitável Telsirio Alencar, a ideia de transformar o lixão de Teresina em uma usina de geração de energia renovável, vai gerar milhares de oportunidades de emprego e renda em nossa capital.
“Eu na condição de prefeito um dos primeiros atos é revogar esse contrato milionário feito com essas empresas de coleta de lixo em nossa cidade. Quem vai coletar o lixo é a própria comunidade através das associações de moradores. Coletando é classificando o lixo para a usina. Milhares de pessoas irão participar desse processo de coleta. Desde os donos de caminhões até os carroceiros. Esses milhões que são pagos às empresas de fora passarão a circular na economia de Teresina”, ressaltou Telsirio.
Para Telsirio Alencar, o modelo inédito desse seu projeto, já existente inclusive, na cidade de Nova Odessa no estado de São Paulo. “Não é sonho é só ter vontade e sensibilidade de se revolucionar, transformando um problema em uma solução”, finalizou Telsirio Alencar.
Da Redação