37.8 C
Teresina
segunda-feira, novembro 4, 2024
Dengue
InícioDestaquesOAB vai defender no STF uso de tornozeleira como condição para 'saidinhas'

OAB vai defender no STF uso de tornozeleira como condição para ‘saidinhas’

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) deve entrar na semana que vem com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir o retorno do direito dos presos do regime semiaberto de saírem para visitar a família em alguns feriados. O presidente da Ordem, Beto Simonetti, revelou à coluna que defenderá como condição para a autorização das chamadas “saidinhas” o uso de tornozeleira eletrônica.

 

“Visitar a família é fundamental para a reeducação do preso. Temos que resguardar esse direito dele, mas também zelar pela segurança da sociedade. Por isso incluímos a necessidade de tornozeleira durante a saída”, disse Simonetti ao UOL.

A ação da OAB é uma reação à decisão tomada pelo Congresso Nacional na terça-feira (28) de manter o fim das saídas temporárias dos presos. Em março, o plenário da OAB decidiu que questionaria na Justiça eventual extinção das “saidinhas”.

Simonetti explica que o pedido da OAB não atinge todos os presos do país. “A possibilidade de saída temporária se aplica apenas aos presos em regime semiaberto e que não cometeram crimes hediondos ou que resultaram em morte”, diz o presidente da Ordem.

Ele lembra ainda que o direito à saidinha foi estabelecido em 1984, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar. “Até os regimes de linha dura ou não democráticos reconheceram o direito fundamental a uma política carcerária que busca a ressocialização. Agora, em tempos democráticos, os presos não podem ser tratados sem qualquer compromisso humano”, afirma Simonetti.

Comentários

admin
adminhttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI