30.8 C
Teresina
terça-feira, novembro 26, 2024
Dengue
InícioDestaquesTrump é considerado culpado de fraude comercial

Trump é considerado culpado de fraude comercial

O ex-presidente americano Donald Trump foi hoje considerado culpado de fraude contábil para comprar o silêncio de uma atriz pornô, que poderia prejudicá-lo nas eleições de 2016 —vencidas por ele. A condenação não tira Trump da corrida eleitoral de novembro deste ano.

 

O júri concluiu que Trump violou a lei ao falsificar registros comerciais para encobrir um pagamento a uma atriz de filmes adultos. Em 2016, Stormy Daniels recebeu um pagamento de US$ 130 mil (cerca de R$ 675 mil em valores de hoje).

O dinheiro teria o propósito de comprar o silêncio da atriz sobre um encontro amoroso com Trump, para não prejudicá-lo nas eleições. Naquele ano, o republicano venceu a candidata democrata Hillary Clinton.

O ex-advogado e homem de confiança de Trump, Michael Cohen, disse que foi incumbido pelo político de fazer o pagamento. Já Stormy Daniels deu um depoimento com detalhes sobre o encontro amoroso que teria tido com Trump no ano da eleição.

Trump foi condenado por todas as 34 acusações de fraude contábil que pesavam contra ele no caso. O julgamento durou sete semanas e ouviu mais de 20 testemunhas. Na terça-feira, os advogados apresentaram seus argumentos finais. Na quarta, o caso seguiu para os 12 jurados.

Com isso, Trump se tornou o primeiro ex-presidente americano condenado criminalmente.

O veredicto de hoje não fixou a pena de Trump, o que deve ser feito por um juiz no início do próximo mês. A sentença pode ir de multa até quatro anos de prisão, embora essa alternativa seja rara para um caso de falsificação de fraude contábil, segundo a Reuters.

Nos Estados Unidos, uma pessoa condenada por um crime pode concorrer a qualquer cargo e ser eleita. A exceção é não ter participado de uma insurreição contra os Estados Unidos. Trump é alvo de uma investigação sobre seu papel na invasão do Capitólio em janeiro de 2021, mas não foi acusado.

Por isso, a condenação não tira Trump das próximas eleições, mas gera um forte abalo político na disputa. Os americanos vão escolher o próximo presidente entre um condenado ou um político com baixa popularidade —o caso de Joe Biden, que disputará a reeleição. Analistas divergem se o veredicto pode prejudicar a candidatura de Trump ou dar combustível para seus apoiadores. Pesquisas de opinião indicam que Trump poderia perder uma fatia pequena de votos se fosse condenado.

Ao sair do tribunal, Trump criticou o julgamento e disse que “o verdadeiro veredicto” virá nas eleições de 2024, em novembro. O político disse que é inocente e que está lutando por seu país.

Este foi um julgamento fraudado e vergonhoso. O verdadeiro veredicto será em 5 de novembro, pelo povo. Eles sabem o que aconteceu aqui, e todo mundo sabe o que aconteceu aqui.
Donald Trump

O réu, Donald J. Trump, é culpado de 34 acusações de falsificação de registros comerciais em primeiro grau para ocultar um esquema para corromper as eleições de 2016.
Alvin Bragg, promotor distrital de Manhattan, no anúncio do veredicto

Com informações da Reuters

 

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI