O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, apresenta condição de saúde estável e está melhorando, segundo boletim médico divulgado pelo hospital onde está internado nesta segunda-feira (20). O político sofreu uma tentativa de assassinato na semana passada.
Robert Fico, de 59 anos, foi baleado no abdômen na cidade central de Handlova, na última quarta-feira (15). Seguranças carregaram o político para um carro e foi levado às pressas para um hospital local. Horas depois, ele foi transferido de helicóptero para outra unidade de saúde.
“Após reunião da junta médica, a condição do paciente é estável. Ele está melhorando clinicamente, se comunicando e seus marcadores inflamatórios estão diminuindo gradualmente. O primeiro-ministro continua sob os nossos cuidados”, informou o hospital.
O homem de 71 anos, preso logo após o atentado, foi indiciado por tentativa de homicídio. Segundo a Reuters, ele é ex-segurança de shopping e autor de três coletâneas de poesia. A polícia investiga se ele fazia parte de um grupo de pessoas que incentivam umas às outras a realizar um assassinato.
Quem é Robert Fico
Robert Fico, um político veterano, voltou ao poder na Eslováquia após as eleições do ano passado, alimentado em parte pelas promessas de suspender a ajuda militar à Ucrânia, pelas críticas às sanções dirigidas à Rússia e pelas campanhas contra os direitos LGBTQIA+.
Ele é uma figura conhecida na política eslovaca. Considerado populista, ele está no terceiro mandato como premiê. O primeiro foi entre 2006 e 2010, e o segundo entre 2012 e 2018, quando renunciou após a morte de um jornalista local que investigava denúncias de corrupção.
O atual mandato começou no fim do ano passado. Ao longo dos anos, Robert Fico mudou de posição política segundo a opinião pública. Na guerra contra a Ucrânia, ele adotou posição pró-Rússia.