Na manhã desta sexta-feira (17), a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Cidadania e Defesa Social e com o apoio da Diretoria de Defesa Social, realizou o Dia D de enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Trata-se de uma atividade da Campanha Não Feche Os Olhos, em alusão ao Maio Laranja. O evento também contou com a presença de 250 crianças integrantes da rede de fortalecimento de vínculos de Teresina.
No primeiro momento, houve uma mobilização no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Goiás. Em seguida, no auditório da SSP, ocorreram duas apresentações teatrais. Uma delas, com o grupo Protagonistas em Movimento, da Ação Social Arquidiocesana-ASA, composta por adolescentes dos Serviços: Integrar, Novos Meninos e Meninas e Casa de Zabelê. A outra, com o Projeto Todos Por Um, do Centro da Juventude Santa Cabrini.
“Criança brinca. Criança estuda. Criança não trabalha. Criança não namora. As crianças têm o direito de ser feliz e a Secretaria investe e apoia projetos sociais, pois acreditamos que este é o nosso principal público”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.
Durante o mês de maio, a Diretoria de Defesa Social, a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal – PRF e Ministério Público realizaram ações educativas em 44 municípios do Piauí. “Nas ações da Campanha Não Feche Os Olhos, distribuímos panfletos com informações sobre os sinais que as crianças podem apresentar se estiverem sendo vítimas de abuso, e também as formas de denúncia desse crime”, finalizou a superintendente de Cidadania e Defesa Social, coronel Elizete Lima.