25.8 C
Teresina
terça-feira, novembro 26, 2024
Dengue
InícioDestaquesPaulo Pimenta será autoridade federal no Rio Grande do Sul

Paulo Pimenta será autoridade federal no Rio Grande do Sul

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, será anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira autoridade federal para a reconstrução do Rio Grande do Sul na quarta-feira. A expectativa é que o cargo exista por entre quatro e seis meses.

 

Pimenta, que é gaúcho, manterá o status de ministro. O governo vai editar uma medida provisória para criar o Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, que terá como função principal articular as ações das diferentes pastas, do governo estadual e das prefeituras. Será instalado um gabinete no Rio Grande do Sul, mas Pimenta também manterá a sua sala no Planalto.

Deputado federal licenciado em seu sexto mandato, Pimenta é citado como possível candidato do PT a governador gaúcho em 2026. Por causa disso, há uma análise feita dentro do próprio governo de que a sua escolha levará a uma politização dos trabalhos de reconstrução do estado.

Questionados sobre esse risco, auxiliares de Lula dizem que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), também tem politizado a crise provocada pelas chuvas das duas últimas semanas. Há uma queixa que, em suas manifestações públicas, o tucano nunca cita o nome do presidente, mesmo quando o governo federal anuncia liberação de recursos para o Rio Grande do Sul.

Em conversas reservadas, Pimenta afirma que mantém uma boa relação pessoal com Eduardo Leite e descarta que ocorram problemas com o governador.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI