A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco deflagrou na manhã desta terça-feira (14) a Operação Pertinaz, visando desarticular uma organização criminosa armada com presença em 14 cidades de Pernambuco e da Paraíba. Segundo as investigações, o grupo é ligado a crimes como tráfico de drogas, comércio Ilegal de armas de fogo, lavagem de dinheiro, entre outros. Ao todo, 328 agentes de segurança pública das forças integradas cumprem 31 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Camaragibe (PE).
Segundo a PF, entre os investigados estão três grandes fornecedores de drogas, 15 gerentes, além de outras pessoas ligadas às operações logísticas e financeiras da organização. Para os investigadores, os presos são indivíduos perigosos, que comercializam drogas em várias localidades da região metropolitana de Pernambuco.
Os mandados são cumpridos nos seguintes municípios
- Camaragibe (PE);
- Recife (PE);
- Olinda (PE);
- Jaboatão dos Guararapes (PE);
- São Lourenço da Mata (PE);
- Paulista (PE);
- Abreu e Lima (PE);
- Igarassu (PE);
- João Pessoa (PB)
A corporação não divulgou a quantidade de drogas apreendidas porque ainda há mandados sendo cumpridos. A operação foi batizada de “Pertinaz”, que significa teimoso. Ela é uma das ações ligadas ao combate extensivo às organizações criminosas voltadas para a prática do tráfico ilícito de entorpecentes e lavagem de dinheiro.