Um piloto tentou uma manobra inspirada no sucesso do cinema “Top Gun” culminou em um acidente aéreo na semana passada em Chattogram, Bangladesh. Ao realizar três giros em baixa altitude, o piloto Muhammad Asim Jawad, de 32 anos, precisou se ejetar do avião juntamente com o copiloto, Sohan Hasan Khan, quando a fuselagem do Yakovlev Yak-130 raspou na pista.
Os dois foram resgatados com vida no rio Karnaphuli por uma equipe da Força Aérea e da Marinha, com ajuda de pescadores locais. Fontes da imprensa britânica afirmam que Muhammad morreu no hospital após o resgate. Já Sohan segue internado em estado crítico. As imagens foram gravadas por câmeras de segurança e mostram quando fumaça e faíscas são emitidas pelo caça antes de Muhammad arremeter.
A aeronave foi recuperada, e o Departamento de Relações Públicas Interserviços (ISPR) de Bangladesh alegou em comunicado que o jato havia apresentado falha mecânica, o que determinou a queda. Ainda de acordo com a pasta, os pilotos teriam tentado levar o caça para longe da área mais densamente povoada da cidade.
No entanto, conforme uma fonte relatou à mídia britânica, as imagens das câmeras de segurança podem indicar que o acidente foi causado pela manobra de risco empregada pela dupla de pilotos.
“Imagens obtidas recentemente na área da pista contradizem essa afirmação da Força Aérea, com uma sequência em que a aeronave tenta realizar três movimentos consecutivos de aileron a uma altitude perigosamente baixa, quase colidindo com a pista no processo. O jato raspa na pista em alta velocidade, o que causa danos à fuselagem e um princípio de incêndio. Aos 19 segundos, é possível perceber em análise desacelerada que fragmentos se desprendem do avião à medida que ela ricocheteia e decola”, disse a fonte ao Daily Mail.
Com informações da Reuters