O Hospital Getúlio Vargas, inaugurado em maio de 1941, em Teresina, tem a sua história contada no livro HGV – Um marco na saúde do Piauí.
O autor da obra, jornalista e escritor Zózimo Tavares, afirma que o HGV, transformado em hospital-escola, foi a semente do Polo de Saúde de Teresina, contribuindo para a elevação da capital do Piauí à condição de centro de referência em saúde no Norte e Nordeste do Brasil.
O livro conta a história do hospital condensando, em forma literária, o vasto material coletado e pesquisado sobre o HGV.
Nesse acervo, estão documentos oficiais, discursos, livros, revistas e outros meios de comunicação, além de entrevistas e depoimentos.
Temas abordados
O livro discorre, entre outros temas, sobre o contexto da época; qual era a rede de saúde do Piauí; o idealizador e construtor do hospital, Leônidas Melo; o arrojo da obra; a inauguração; os primeiros profissionais; os impactos do HGV no setor de saúde; as reformas executadas ao longo dos anos e a situação atual, com as atenções do hospital voltadas para a alta complexidade.
O livro foi publicado com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Pablo Santos para celebrar os 80 anos do HGV.
O autor afirma ainda que o HGV foi a maior obra pública do Piauí até à inauguração da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança, em 1970.
A diferença, segundo ele, é que o hospital foi construído com recursos próprios do Estado, enquanto a usina foi feita com verbas do governo federal.
O livro está disponível nas Livrarias Entrelivros e Universitária. Também pode ser adquirido no site da editora:
https://www.bienaleditora.com.br/site/produto/hgv-um-marco-na-saude-do-piaui/