O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou vídeo em uma rede social em que afirma estar se recuperando bem nesta quarta-feira (8). Ele foi transferido para um hospital particular em São Paulo (SP) depois de ser internado em Manaus (AM). Bolsonaro teve um quadro infeccioso de erisipela e tratou uma obstrução intestinal.
“E aí, pessoal. Estou bem, graças a Deus. A erisipela está sob controle e uma aderência. Mas está tudo certo, um abraço a todos. Brevemente voltaremos às atividades”, afirma. O ex-presidente aparece caminhando nos corredores do hospital acompanhado de uma médica. Veja o vídeo abaixo:
– Hospital Vila Nova Star / SP.
– Quarta-feira, 08/maio/2024, 09h30. pic.twitter.com/fy9Jr2E4A4— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 8, 2024
Mas o que é erisipela?
A erisipela é uma infecção de pele causada pela entrada de bactérias na pele, geralmente por causa de pequenos cortes, arranhões ou lesões de pele. A dermatologista Iwyna França explica que os estreptococos são os micro-organismos mais comuns que causam a doença. “Podem estar presentes na pele normalmente ou ser transmitidas de uma pessoa para outra através do contato direto com a pele infectada ou objetos contaminados”, explica.
França pontua que a infecção acontece apenas no local que foi a “porta de entrada” da bactéria. Caso ela se expalhe para outros pontos do corpo, ela deixa de ser uma erisipela e se torna uma infecção generalizada.
Sintomas
Os sintomas incluem vermelhidão, calor, inchaço e dor na área afetada, além de febre e mal-estar. Em uma publicação em rede social, o deputado Eduardo Bolsonaro publicou uma foto do ex-presidente em que é possível notar os sintomas na perna esquerda de Bolsonaro. Veja abaixo:
Meu pai passa bem, já reage bem aos antibiótico e hoje deve ser transferido para Brasília.
Agradeço ao @fabiowoficial por ter cuidado desta logística e a todos que se preocupam e oram pelo meu pai. Muito obrigado🙏 pic.twitter.com/d2GuwrhHjA
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) May 6, 2024
Tratamento e prevenção
A dermatologista afirma que algumas pessoas podem ter predisposição genética a infecções cutâneas, o que pode causar erisipela. Segundo ela, a melhor forma de prevenir a doença envolve cuidados com a pele. “Manter a pele limpa e hidratada, evitar lesões na pele e cuidar de feridas adequadamente”, enumera.
Como outras infecções, o tratamento da erisipela é feito com o uso de antibióticos, além de repouso, elevação da área afetada e outras medidas para aliviar os sintomas.