26.8 C
Teresina
domingo, maio 19, 2024
Dengue
InícioDestaquesTSE cassa mandato do vereador Leonardo Eulálio por fraude na cota de...

TSE cassa mandato do vereador Leonardo Eulálio por fraude na cota de gênero

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a cassação da chapa do PL nas eleições municipais em Teresina no ano de 2020 por fraude na cota de gênero. A decisão foi da ministra Isabel Gallot. O vereador Leonardo Eulálio teve o mandato cassado com a decisão do TSE.

 

A ação foi movida pelo Progressistas e pela vereadora Graça Amorim, e teve como base a denúncia de fraude no preenchimento de cotas femininas na chapa do partido. As candidaturas de Sônia Raquel Alves da Silva, Kátia D’Angela Silva Morais e Jacira Gonçalves da Silva foram consideradas fictícias, uma vez que elas não fizeram campanha e tiveram votação zerada.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) foi notificado e deverá recalcular a contagem dos votos, considerando os quocientes eleitoral e partidário. A Câmara Municipal de Teresina será comunicada.

Com a decisão, a suplente de vereadora Graça Amorim, que era filiada ao Progressistas quando ingressou a vaga, deve assumir a vaga, mas deixou o partido para disputar as eleições de 2024 pelo PRD.

O vereador Leonardo Eulálio emitiu nota afirmando que ingressará com recursos para reverter a decisão do TSE

Confira a nota:
Em processo eleitoral que tem como parte o vereador Dr. Leonardo Eulálio, foi julgado pela Excelentíssima ministra Isabel Gallotti, em decisão monocrática, dando provimento ao Recurso Especial Eleitoral no sentido de julgar procedente o pedido de reconhecimento de fraude à cota de gênero formulado em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME).

Por se tratar de uma decisão monocrática, sem a designação de pauta de julgamento, o processo não foi submetido a corte para que os demais membros do TSE pudessem analisar e julgar o caso, como comumente ocorre neste tipo de feito judicial.

Em razão disso, e também pela certeza da improcedência da referida ação, a assessoria jurídica do vereador Dr. Leonardo Eulálio ingressará com os recursos cabíveis para requerer a reforma da referida decisão.

Da Redação

Comentários

Redação
Redaçãohttps://newspiaui.com
PIAUÍ NO NOSSO CORAÇÃO!
VEJA TAMBÉM
- CET -spot_img
- PROCAMPUS -spot_img

MAIS POPULARES

SEBRAE - PI