Max Verstappen reclamou bastante do rendimento de sua Red Bull e mesmo assim dominou a sprint do começo ao fim. O holandês, que já vinha reclamando desde a classificação, quando fez o tempo mais rápido, superou Charles Leclerc, segundo como a Ferrari, e Sergio Perez, terceiro com a Red Bull.
Agora, as equipes podem fazer modificações no carro para a classificação a partir das 17h pelo horário de Brasília. Isso será bem-vindo principalmente para a Mercedes, que viu Lewis Hamilton disputar com Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda durante a sprint e ficou de fora dos pontos com ambos os carros.
A Mercedes optou por um acerto com mais aberturas na carenagem para lidar com o calor em Miami e isso acabou sendo prejudicial para a velocidade de reta do carro. Isso poderá ser corrigido para a classificação, mas com a possibilidade dos carros sofrerem, já que a temperatura está perto dos 30ºC e permanecerá assim para o domingo.
A sprint começou com um acidente envolvendo quatro carros na primeira curva. Lewis Hamilton foi agressivo, não conseguiu parar o carro e tocou em Fernando Alonso, que também vinha agressivo para cima do companheiro Lance Stroll que, por sua vez, acabou tocando Lando Norris. O incidente chegou a ser investigado, mas não houve punição, por ser um toque de primeira volta, e Norris e Stroll abandonaram.
Norris vinha tendo uma boa classificação para a sprint na sexta-feira, mas não foi bem na hora decisiva da formação do grid e acabou largando em nono e ficando exposto às confusões do meio do pelotão.
Verstappen pulou na frente na largada e também na relargada após o SC causado por esse toque, com Leclerc em segundo.
Sergio Perez foi superado por Daniel Ricciardo na largada, e logo o passou de volta. O australiano, então, passou a ser pressionado por Carlos Sainz, com Oscar Piastri vendo a disputa de perto.
Quem também chamou a atenção foi a Haas, que passou boa parte da sprint com ambos os pilotos os pontos. Mas Kevin Magnussen passou por muita pressão de Lewis Hamilton, cortou a chicane, e levou uma punição de 10 segundos, que seria adicionada após a sprint. Então ele seguiu na frente do inglês na pista, os dois tiveram disputa forte, e Hamilton acabou perdendo posição para Tsunoda.
LAP 15 / 19
Magnussen goes off, delaying Hamilton and Tsunoda pounces to take what will eventually become P8! 😱#F1Sprint #MiamiGP pic.twitter.com/n3FX3Z5iEe
— Formula 1 (@F1) May 4, 2024
O inglês cruzou em oitavo lugar, mas foi punido por ter passado do limite de velocidade no pitlane durante o período de Safety Car. Com isso, nenhuma Mercedes pontuou na sprint com George Russell chegando apenas em 12º após as punições. Justamente em uma corrida na qual a Mercedes tem um novo assoalho e esperava ter melhorado o desempenho do carro.
Magnussen ainda levaria mais duas outras punições por sair da pista e levar vantagem e por sair da pista em várias oportunidades.