Será no próximo dia 17 a realização da XXIII Assembleia Geral da Academia Piauiense de Mestres Maçons, na sede da AABB de Teresina.
Na Ordem do Dia será inaugurado um novo Quadro denominado “Roda de Opiniões”, trabalho em grupos que visa subsidiar a publicação de documento sobre a perspectiva do futuro da Maçonaria, em face das novas conjunturas vivenciadas pela sociedade.
No tópico das homenagens será conferido o “Prêmio de Excelência Musical” ao maestro, compositor, arranjador e professor Aurélio Melo, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cultura do Piauí, com entrega presencial e concessão de entrevista.
No mesmo diapasão das láureas, será distribuído, pelo critério de sorteio entre as damas acadêmicas presentes, troféu representativo da negra Esperança Garcia, vivida no século XVIII em Oeiras, escrava que se notabilizou como paladina da liberdade das mulheres escravizadas, mediante carta dirigida ao Governador do Estado de então, denunciando maus tratos e violências sofridas, com pedido de clemência.
De acordo com juristas e historiadores brasileiros, não obstante os termos simples da missiva, o documento pode ser considerado uma petição.
Em 2017, a Comissão da Verdade da Escravidão Negra, da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI) publicou uma pesquisa intitulada “Dossiê Esperança Garcia: Símbolo de Resistência na Luta pelo Direito”.
No mesmo ano de 2017, dois séculos após a escritura da carta, a OAB-PI reconheceu, simbolicamente, Esperança Garcia como a primeira mulher advogada piauiense.
Dentre outros importantes assuntos, a pauta da Assembleia conta ainda com a posse de 2 novos confrades: Giovani Loiola Olímpio de Melo e José Osmar de Sousa, que ocupação as Cadeiras números 14 e 95, respectivamente.
Fonte: Ascom