O Programa Piauí Saúde Digital completa um ano contabilizando 42.218 atendimentos e presente em 60 municípios do Piauí. Referência no Brasil, o programa começou em abril de 2023 como piloto nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco. O serviço foi implantado na semana passada no território da Chapada das Mangabeiras, que engloba 21 municípios do estado. O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde das cidades.
Estão sendo beneficiadas pela telesaúde os moradores das cidades de Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí e Curimatá. Além dos municípios de Currais, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros.
O Programa Piauí Saúde Digital é um programa pioneiro no Brasil, que visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado do Piauí com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais. Com isso, supera barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, garantindo o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.
Segundo o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o Saúde Digital será implantado em todas as cidades do Piauí até dezembro de 2024. “Por onde tem sido implantado, o Programa Saúde Digital tem zerado filas de espera em diversas especialidades, como psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia”, enfatiza.
O serviço de teleconsultas e telediagnósticos tem como o objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.
Fonte: CCom