O jornalista e advogado Pedro Martins Veloso Rodrigues, o Pedro Rodrigues, presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e de Expressão da OAB/PI (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauiense), será candidato a vereador nas eleições deste ano, em Altos (PI), 42 km de Teresina, pelo PSD (Partido Social Democrático). Na pré-campanha, já apresenta algumas das propostas que defenderá, caso eleito, dentre as quais, destaque para a defesa do ensino técnico e profissionalizante, que fortalece condições para geração de emprego e renda.
Ainda entre suas bandeiras estão o debate em torno da Segurança Pública e a melhoria do abastecimento de água em Altos, considerados problemas crônicos no município. Pedro Rodrigues atuou ativamente em campanhas eleitorais desde os 14 anos de idade junto aos seus pais, eleições as quais mantém acesas na memória e na alma, sendo uma voz presente entre a juventude nos pleitos de 2004, 2008 e 2012. Nesta última, foi partícipe na eleição que levou o pai, jornalista e ex-vereador Toni Rodrigues, à Câmara Municipal de Altos como o 4º mais votado daquele pleito.
Militou junto ao maior movimento estudantil altoense pela redução no preço das passagens de ônibus Altos-Teresina em julho de 2013, marcando presença consciente em audiências públicas em defesa dos direitos sociais, econômicos e ambientais que debateram a instalação de um aeroporto em Altos, os efeitos de um centro de tratamento de resíduos no município e encampando luta em defesa do patrimônio público dos altoenses.
Por entender que a educação é a base de tudo, tem como prioridade defender uma política educacional que fortaleça o ensino infantil e fundamental, com a ampliação de novas vagas desde a creche à qualificação contínua de professores. Também tem como propósito a criação de Escola Técnica Municipal de ensino profissionalizante em Altos para trabalhadores (qualificação inicial e continuada) e estudantes (3º ano do ensino médio ou concluído). Acredita na Escola Técnica como medida eficaz para impulsionar a geração de emprego e renda entre o povo altoense.
“Precisamos encarar também o debate sobre a questão da segurança pública, garantindo ao cidadão o direito de circular livremente em sua própria comunidade”, enfatiza. Outro assunto que entende merecer mais atenção é a questão da melhoria do abastecimento de água, que é crônico em Altos.
Ainda são pautas suas projetos como Meu Primeiro Estágio e Meu Primeiro Emprego, que visa contar com acordo de cooperação entre instituições e a destinação de vagas de emprego para jovens entre 18 e 25 anos em empresas com isenção fiscal do poder público municipal.
Quem é Pedro Rodrigues
Tem 33 anos, formou-se em Jornalismo e em Direito pela Estácio Ceut, é advogado e pós-graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Superior de Advocacia do Piauí. Professor universitário de Direito Constitucional. Foi líder estudantil, presidente interino do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e influiu no processo de criação do primeiro Diretório Acadêmico de Direito, em 2014, da Faculdade Estácio Ceut. Como advogado atua voluntariamente em conflitos públicos de direitos dos cidadãos. É presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Expressão da OAB-PI. Filho do jornalista Toni Rodrigues e da professora Pedrina Rodrigues.
Fonte: tonirodriguesonline.blogspot.com