Jornalistas de diversos meios de comunicação e assessorias institucionais participaram na terça-feira (16) do workshop sobre energias renováveis, com ênfase em hidrogênio verde, da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), no Blue Tree, em Teresina. A conferência será realizada no Centro de Convenções de Teresina, nos dias 3 a 5 de junho, e o lançamento oficial do evento será nesta quinta-feira (18), no Palácio de Karnak.
O coordenador de Comunicação do Governo do Piauí, Mussoline Guedes, explicou que o evento é fundamental para ajudar a imprensa a informar adequadamente ao público os avanços do estado nas energias renováveis e nos projetos de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro.
“Difundir e explicar para a população as potencialidades do Piauí nessa área de energias limpas é um trabalho que o governador Rafael Fonteles tem feito junto à imprensa e por meio das redes sociais”, destacou o gestor.
Representando o PNUD, Luciana Bruno, analista de Conhecimento e Comunicação, fez uma palestra sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Sabemos que é preciso haver uma transição energética e que existem alternativas. Agora, é preciso discutir quais são elas e garantir a participação da sociedade civil. O jornalismo tem o poder de engajar a sociedade nessas discussões”, considera a analista.
Em seguida, os jornalistas assistiram à palestra de Ênio Pontes, professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) que mostrou as potencialidades energéticas.
“Nós, como técnicos, devemos mostrar aos repórteres e jornalistas o que estudamos para que eles possam levar essas informações para a população”, acrescenta o pesquisador.
Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (Icima), além de Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, também proferiram palestras. Ao final, houve um momento para perguntas e um jantar de networking com os profissionais da comunicação.
Com informações da CCom