Uma indústria de laticínios, situada na cidade de São José do Divino, no norte do Piauí, recebeu nessa quarta-feira (10) o Selo de Inspeção Estadual da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI). O selo, também conhecido como S.I.E., garante ao empreendimento qualidade e segurança para que o produto seja comercializado em todo o Piauí.
Essa é a 11º indústria registrada no SIE nos últimos 12 meses de gestão da ADAPI. Esses estabelecimentos podem colocar o selo de inspeção estadual ( Selo SIE) nos rótulos dos seus produtos de origem animal. “Estamos num trabalho intenso de desburocratização do SIE mantendo nosso rigor em relação aos critérios para produção, manipulação e armazenamento adequados”, disse o gerente de inspeção animal da Adapi, Gerlan Vieira.
A Divino Laticínios começou a atuar em julho de 2023 e trabalha com a produção de queijos, manteigas, doces, iogurte e outros produtos. “Assim que inauguramos a indústria já iniciamos o processo para adquirir o selo de Inspeção estadual e quero parabenizar a Sada e Adapi pela celeridade nesse processo. Hoje é um dia especial para nós”, conta o empresário Daniel Lima.
O secretário Fábio Abreu aproveitou a oportunidade para alertar a população sobre a importância de verificar a presença do selo S.I.E nas embalagens dos produtos. “Quando o consumidor for comprar alimentos de origem animal como frango, manteiga, iogurtes é sempre importante observar se tem algum carimbo de inspeção. Produtos clandestinos não são seguros”, acrescentou.
Além do Selo de Inspeção Estadual, a Adapi é responsável pela expedição do selo do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), que garante a comercialização de produtos animais em todo o país.