Cinco hospitais da rede pública estadual de saúde foram classificados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária como de alta conformidade, na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2023. Entre eles está o HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba (PI), sob gestão do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
São classificados em alta conformidade os hospitais que atingiram, no mínimo, 67% dos critérios determinados pela Anvisa, como implantação e cumprimento de protocolos de identificação do paciente, administração de medicamentos, prevenção de infecções, cirurgia segura, higienização das mãos, entre outros. E o HEDA alcançou o índice de 86% na avaliação anual de práticas de Segurança do Paciente.
O resultado reflete o compromisso do hospital em proporcionar um cuidado mais seguro para os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde que necessitam dos serviços de urgência e emergência de alta e média complexidade, segundo afirma Dr. Carlos Teixeira, diretor técnico do HEDA.
“Estamos muito felizes e orgulhosos em ser reconhecidos como um hospital de alta confiabilidade em prol da segurança do paciente e pela colaboração de todos os nossos colaboradores”, declarou Dr. Carlos Teixeira.
Para Patrícia Linhares, supervisora do NSP – Núcleo de Segurança do Paciente, o resultado é fruto das ações desenvolvidas entre NSP e CCIRAS – Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, que “demonstra acima de tudo o comprometimento de uma equipe que busca melhorar a qualidade da assistência em seguir, sempre, as boas práticas de segurança na assistência”.
O relatório da avaliação nacional foi divulgado na sexta-feira (5) e participaram todos os 25 hospitais prioritários com leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva no Piauí.
Deste grupo, 16 hospitais foram classificados em alta conformidade, sendo cinco da rede estadual de saúde: HEDA; HPM – Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar; HGV – Hospital Getúlio Vargas; HILP – Hospital Infantil Lucídio Portela; e Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.
Segurança e qualidade no atendimento
A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente é realizada anualmente, de forma voluntária, pelos serviços de saúde, por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado pela Anvisa e sob coordenação das vigilâncias sanitárias estaduais. No Piauí, o monitoramento é realizado pela DIVISA – Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí.
Com a participação dos hospitais é possível os serviços analisarem suas práticas assistenciais, permitindo o aprimoramento dos seus conhecimentos e o planejamento das ações de melhoria em cada um dos serviços de forma contínua, independente da sua classificação final.
O resultado foi comemorado por Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi – Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que destacou a importância da avaliação para os hospitais da rede estadual.
“Este é um compromisso contínuo do Governo do Estado, em buscar medidas seguras e de qualidade para que possamos estar sempre levando melhorias aos serviços de saúde oferecidos à população do estado”, afirmou Dirceu Campelo.
Destaque também para a adesão de 100% dos hospitais prioritários com leitos de UTI do Piauí na avaliação.
“É a 7ª vez consecutiva que o Piauí atinge este resultado com seus hospitais”, ressalta Leila Santos, superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi.
“A nossa Vigilância Sanitária faz um trabalho incansável durante todo o ano para que as unidades de saúde participem da avaliação”, conclui.
Sobre o HEDA
O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde é custeado pelo Governo do Estado do Piauí e está sob gestão compartilhada do ISAC. Possui 278 leitos de internação e observação, oferece mais de 20 especialidades clínicas e cirúrgicas, e atende os casos de média e alta complexidade de urgência e emergência em seus três prontos-socorros: adulto, pediátrico e obstétrico. Em 2022, foi selecionado para participar do sexto ciclo do Projeto Lean nas Emergências e ficou entre os cinco hospitais do Brasil com o melhor desempenho.
Sobre o ISAC
O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia unidades de pronto atendimento (UPAs), ambulatórios, multicentros de saúde, espaço saúde e hospitais. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.