O concurso público para a Polícia Penal do Piauí registrou 14.015 candidatos inscritos, segundo informações do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe). São 200 vagas imediatas, sendo 130 vagas para ampla concorrência, 50 para pessoas negras ou pardas e 20 vagas para pessoas com deficiência. O certame ainda prevê mais 200 vagas para cadastro de reserva.
A primeira etapa é a prova escrita e dissertativa, que acontece no dia 28 de abril. As demais etapas compreendem exames de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social.
Após conclusão de todas as etapas, os aprovados realizam o curso de formação de Polícia Penal com carga horária mínima de 300h/a (trezentas horas-aulas) na Academia de Polícia Penal do Estado do Piauí (ACADEPEN/PI), um requisito indispensável para a nomeação ao cargo.
Para o cargo, é exigida a formação em curso superior completo em qualquer área. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e no máximo 45 anos na data da inscrição do concurso público.
A jornada de trabalho é integral, de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com duração diária e escala de trabalho fixadas em lei. O ingresso ocorre na 3ª classe, referência inicial do cargo, com subsídio correspondente a R$ 6.496,73 (seis mil, quatrocentos e noventa e seis reais e setenta e três centavos), além de vantagens devidas pelo efetivo desempenho do cargo.