A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realizou, nesta quinta-feira (21), um evento em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa é uma parceria com a Associação Down The Amo e contou com apresentações de dança, homenagens e o lançamento do livro didático “Leno, o triângulo de bermuda”. De autoria de Célia Revilândia Seabra, o livro aborda a aceitação e o respeito às diferenças. O evento faz parte da campanha “Chega de Estereótipos”, promovida pela entidade.
De acordo com o secretário da Seid, Mauro Eduardo, o objetivo do Governo do Estado é criar políticas públicas para que todos sejam incluídos. “Hoje, nesta data especial, que serve de reflexão, estamos homenageando as pessoas com síndrome de down. Nós precisamos mostrar para a sociedade que essas pessoas precisam ser respeitadas e incluídas”, destaca o gestor.
Em todo o mundo, o dia 21 de março tem como objetivo celebrar a vida das pessoas com síndrome de down e promover a conscientização, tanto das famílias quanto da sociedade em geral. Essa data também ressalta a importância de garantir que as pessoas com essa condição tenham acesso aos recursos e apoios necessários para seu desenvolvimento e inclusão plena na sociedade.
Elisangela Sales, diretora da Down The Amo, afirmou que “é muito importante o engajamento de todos para podermos levar as informações sobre a síndrome de down para população. A síndrome de down não é uma doença e cada um tem a sua particularidade. Então, o que eles precisam é de oportunidades”, destacou.
Sobre o livro
O livro “Leno, o triângulo de bermuda” tem o objetivo de discutir sobre a diversidade por meio de uma abordagem didática. O livro conta a história de Leno, um triângulo Escaleno, e os seus dois irmãos Iso (Isósceles) e Kiki (Equilátero), que juntos trilham uma jornada de descobrimento, respeito às diferenças e apoio familiar.