O Programa Piauí +Genética lançado em maio de 2023, está na sua primeira fase de execução. Nesta etapa, os criadores estão enviando suas demandas para a coordenação do Programa que é realizado pela Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). A previsão é que para que no mês de abril, sejam feitas as primeiras inseminações artificiais.
“O programa Piauí + Genética já iniciou, e estamos na fase de receber as demandas dos municípios e criadores. Nos próximos dias, nós estaremos já recebendo o sêmen, e contratando as equipes de profissionais capacitados para execução das inseminações artificiais”, explicou André Nogueira, coordenador do Programa.
O Programa Piauí + Genética vai abranger todo território piauiense, proporcionando o melhoramento de bovinos de corte e leite e também de ovinos e caprinos. Nessa primeira etapa, a previsão é que a Sada possa atender por volta de 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial em 26 mil bovinos.
O investimento feito pelo Governo do Estado para a execução do Programa foi na ordem dos 4 milhões de reais, somente nesta primeira etapa. “Os resultados deste Programa trarão uma revolução no rebanho piauiense. A genética de nossos animais será melhorada, e a quantidade deles irá ser multiplicada de maneira exponencial nos próximos anos. Com isso, teremos mais produtividade, maior competividade no mercado nacional, e muito mais crescimento na nossa economia”, disse Fábio Abreu, secretário da Sada.
COMO PARTICIPAR
Os criadores deverão procurar os escritórios da Sada de seu município ou a Secretaria de Agricultura de Municípios que tenham convênio com a Sada e fazer sua inscrição. Para inscrição, é necessário apresentar: documentos pessoais, informações sobre o imóvel e rebanho, e inscrição na ADAPI.